quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/08/2019 | 18:01

Crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de um ano de idade devem ser vacinadas contra o sarampo. A medida preventiva foi anunciada pelo Ministério da Saúde diante do aumento do número de casos da doença. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. Em Itajaí, bebês nesta faixa etária já podem ser imunizados nas unidades de saúde com a chamada “dose zero”, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Para a intensificação da vacina, o Ministério da Saúde enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. Em Itajaí, o público-alvo é formado por aproximadamente 1.850 crianças de seis meses a menores de um ano.

Além da “dose zero” que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose); e a vacina tetra viral aos 15 meses (2ª dose). A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a dose extra da vacina.

O Ministério da Saúde também divulgou novo boletim com os casos de sarampo. O Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 1.680 casos confirmados de sarampo em 11 estados. O último registro de sarampo contraído em Santa Catarina foi em 2013, porém o estado já contabiliza 15 casos importados e outros cinco em investigação.

“Itajaí não teve registro da doença, porém três desses casos catarinenses passaram pelo Município, no período de transmissão da doença, a passeio e em hospitalização, demonstrando o quanto estamos suscetíveis e o quanto é importante se vacinar contra o sarampo”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo, além de ser segura e gratuita. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária. A vacinação pode ser feita em qualquer unidade de saúde do município.

Pessoas de um a 29 anos devem receber duas doses da vacina e de 30 a 49 anos precisam ter uma dose. Os moradores de 50 a 59 anos, que viajarem para estados com surtos, devem fazer a vacinação. Pessoas acima de 60 anos que forem viajar só recebem a vacina com pedido médico.

Quem tem a comprovação de doses contra o sarampo na carteira de vacinação não precisa se imunizar novamente. Em caso de dúvidas, busque orientação nas unidades básicas, levando a caderneta de vacina.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS