sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/08/2019 | 10:44

Emasa e Águas de Camboriú alertam para uso consciente da água e traçam medidas por causa da escassez

Em razão do grande período sem chuvas na região e a consequente escassez de água na Bacia do Rio Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a Águas de Camboriú alertam a população para o uso racional da água e traçam algumas medidas para não afetar o abastecimento dos dois municípios: Balneário Camboriú e Camboriú.

 

No início do mês de agosto,a região e várias outras cidades de Santa Catarina entraram para lista de municípios em condição de estiagem divulgada pela Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima. Desde então, os dois municípios abastecidos pelo Rio Camboriú estão em alerta para a situação e acompanhando o nível do rio. Na manhã desta quinta-feira (15), o nível do rio chegou a 1.08m na régua da Emasa, o que já é considerado preocupante.

 

“Estamos acompanhando há alguns dias a situação do rio devido ao período sem chuvas na região. Montamos um grupo e algumas medidas se fazem necessárias. Mas, também precisamos do apoio da população para fazer o uso consciente de água neste momento, até o nível do rio subir novamente”, disse o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

 

De imediato, Emasa e Águas de Camboriú decidiram entrar em contato com rizicultores do interior de Camboriú para monitoramento dos desvios de água,o que libera maior fluxo ao ponto de captação. Também está sendo avaliada a possibilidade de fazer uso da reserva de água do parque linear, caso o nível do rio continue a baixar.

 

“O esforço, que é momentâneo, deve ser feito por todos, indistintamente. Isso inclui todos os agentes da cadeia produtiva como rizicultures, indústria da construção civil, indústria em geral, concessionárias e população para que possamos passar por esse momento agudo”, observa o presidente da Águas de Camboriú, Carlos Roma Junior.

 

Não só neste período é recomendado que a população use a água de forma consciente. Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta mensal.

 

Confira algumas dicas para economizar água:

 

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

 

- Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

 

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

 

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

 

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

 

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS