quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/08/2019 | 16:21

Alunos da Rede Municipal de Ensino são classificados para Feira Estadual de Matemática

Os alunos Nathan Gonçalves Rech e Ana Júlia Costa, do 9º ano da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, foram classificados para a Feira Estadual de Matemática. A dupla foi vencedora da 17ª Feira Regional de Matemática, realizada nesta quarta-feira (14) em Itajaí. Eles seguem na competição com o projeto A Matemática nos Games.  

A etapa estadual da feira será realizada em outubro, na cidade de Campos Novos. “Estamos muito felizes com essa conquista. O trabalho desenvolvido pelos alunos está relacionado ao cotidiano deles com a matemática. Como eles gostam de jogos, fizeram uma pesquisa para saber onde a matemática estava contida nos games. Os conteúdos relacionados à pesquisa apresentavam equações de primeiro e segundo graus, plano cartesiano, função linear e quadrática, que também auxiliam na programação”, explica a professora responsável pelo projeto, Vera Cristina Lehmkuh Magnani.

Cada unidade da rede municipal de ensino de Itajaí realizou a sua feira interna de matemática, sendo que restaram seis vencedores para avançar à etapa regional. As escolas Gaspar da Costa Moraes, João Paulo II, Antônio Ramos e a de Campo Maria do Carmo Vieira tiveram representantes selecionados para a próxima disputa.

A 17ª Feira Regional de Matemática foi realizada durante a quarta-feira (14) no ginásio de esportes da Escola Básica Nereu Ramos e reuniu 23 trabalhos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

“Isso muito nos orgulha e demonstra o trabalho de excelência desenvolvido pelos professores de matemática da Rede Municipal de Ensino de Itajaí”, comemora Jacqueline Nadir Rebelo Rosa, diretora do ensino fundamental da Secretaria de Educação.

Alguns projetos

A Escola Básica Gaspar da Costa Moraes participou da Feira Regional com três trabalhos. Isabella Lunge e Nicolly Pereira, do 3º ano, foram umas das expositoras com o trabalho que desenvolveram nas aulas de matemática, sobre os números decrescentes.

“A gente adora matemática. É a nossa matéria favorita e estar aqui hoje representando a nossa escola e a nossa cidade é uma grande honra. Nós amamos os exercícios de ordem decrescente que a professora Deise faz com a gente”, comentou Isabella.

Outro participante da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes foi o aluno João Vitor Monari da Silva, do 6º ano, que desenvolveu uma balança a partir de materiais recicláveis e garrafa pet.

“Com esse projeto é possível pesar qualquer tipo de produto, como arroz, feijão e até líquidos. Usamos duas garrafas pet, uma de três litros e outra de dois litros. Uma delas fica responsável por armazenar a água e a outra, fica vazia. Quando um objeto é colocado sobre a garrafa vazia, como resposta veremos o deslocamento da água e conheceremos os valores em quilos”, explicou o estudante.

Já as alunas Maria Clara e Samara, do 7º ano da Escola de Campo Maria do Carmo Vieira, foram classificadas para a etapa regional com o jogo de tabuleiro com equações de primeiro grau.

“Só avança nas casas quem responder corretamente às questões. São perguntas simples para resolver de cabeça”, informou Samara Rauber. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS