sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/08/2019 | 10:45

Unidades Municipais de Ensino participam da 3ª Semana de Valorização das Diferenças

Começou nesta segunda-feira (12) a 3ª Semana de Valorização das Diferenças nas unidades de ensino do Município de Itajaí. As atividades dentro das escolas municipais seguem até a próxima quinta-feira (15) quando os profissionais desenvolverão conteúdos e práticas voltados à educação inclusiva. Na sexta-feira (16), os alunos da Educação Especial participarão de ações desportivas, no PARAJORME, que acontecerá durante todo o dia, no Ginásio de Esportes Gabriel Collares, no bairro São João.

“Em todas as ações desenvolvidas nesta semana, buscamos trazer um olhar voltado para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que objetiva o acesso e a permanência de todos nas escolas, independente de peculiaridades sociais, de gênero, religiosa ou de deficiências”, exalta o supervisor de educação especial do Município, Ronan Adinael Pinheiro.

Em Itajaí, por meio da Lei nº 4074, de 16 de abril de 2004, foi instituída a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais. Hoje, conforme atualização das legislações e consensos teóricos, não se utiliza mais este termo. Nesse sentido, criou-se, em 2017, a Semana de Valorização das Diferenças de Itajaí – a SVD.

De 21 a 28 de agosto, a Semana de Valorização das Diferenças abrirá as portas para gestores, professores, agentes, instituições e comunidade em geral para participarem de discussões e formações que privilegiam a ampliação de práticas pedagógicas inclusivas, tanto no contexto educacional, quanto no contexto social. A solenidade de abertura da Semana será na quarta-feira (21), a partir das 14h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí.

“Nesse ano, a 3ª SVD Itajaí coloca em foco a primeira infância, com vistas ao desenvolvimento infantil, visto que em Itajaí e em outras cidades da região, salta aos olhos o aumento dos alunos com deficiência nesta etapa da educação. É necessário discutir números, práticas e a contextualização da inclusão neste processo educacional. É um momento aberto a rede municipal de Itajaí e a toda comunidade interessada em discutir sobre as ações e práticas na Educação Infantil”, finaliza Ronan Adinael Pinheiro.

De 22 a 28 de agosto acontecerão as palestras. Os interessados devem acessar o site da Secretaria de Educação e acessar na Intranet o link da Formação Continuada.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS