quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/08/2019 | 10:09

Centro de Arte e Lazer da Vila Operária cria horta suspensa para idosos

Dona Rosi Miranda, de 81 anos, tem um motivo a mais para frequentar o Centro de Arte e Lazer Altino Lauro de Aquino, no bairro Vila Operária. Além das atividades de costura, pintura e jogos diversos, agora o espaço possui uma horta suspensa para que ela e os outros idosos possam cultivar os próprios alimentos. A horta foi entregue na tarde dessa quarta-feira (07) em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e o Instituto Cidade Sustentável (ICS).

“Vou cuidar bastante das mudinhas, principalmente das folhas de alface. Já tenho horta em casa e sei da importância que esse tipo de espaço tem para nós, que é o convívio com o meio ambiente”, comenta Rosi.

Duas estruturas de madeira, de aproximadamente um metro e meio de altura, compõem a horta suspensa. Diversas mudas doadas pelo Viveiro Municipal de Mudas Nativas foram plantadas, dentre elas: alface, cebolinha, sálvia, alecrim, erva cidreira, tomilho e camomila. Um educador ambiental acompanhou o plantio e conversou sobre os cuidados necessários.

De acordo com Christiane Stuart, secretária de Promoção da Cidadania, a intenção é de que todos os Centros de Arte e Lazer passem a ter as hortas suspensas. “As pessoas da terceira idade gostam de mexer com terra, então pensamos em propor essa ação para que eles possam interagir entre si e com a natureza. Quando todos os centros tiverem as hortas, os idosos poderão visitar uns aos outros e conversar sobre os cultivos”, afirma.

A construção da horta estimula a produção de alimentos saudáveis e os cuidados com a saúde. De acordo com o Instituto, o plantio de mudas é de importância ecológica, paisagística e também torna-se uma ferramenta para educação ambiental.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS