quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/08/2019 | 10:42

Secretaria de Saúde inicia chamada de pacientes para exames de mamografia em Penha

O Programa Zera Fila novamente coloca exames de mamografia destinados à prevenção ou detecção do câncer de mama à disposição da comunidade, a partir deste mês de agosto em Penha, e acima da cota mensal pactuada com o SUS. A informação é da Secretaria de Saúde da Prefeitura local, que firmou parceria com o Hospital Nossa Senhora da Penha e com a clínica Digimax, de Navegantes, visando a oferta de pelo menos 100 destes exames já no mês de agosto.

De acordo com a secretária de Saúde de Penha, Regiane Basso, os exames serão destinados inicialmente a pacientes cujos pedidos médicos estão em espera na Secretaria. A equipe do setor entrará em contato, fazendo o chamamento e agendamento para o procedimento. A secretária frisa que o objetivo é repetir o sucesso da iniciativa de liberação de exames ocorrida em 2018, quando a Prefeitura de Penha zerou a demanda de espera por mamografia.

Atualmente, Penha tem uma demanda de 169 pacientes aguardando para serem atendidas. A expectativa do prefeito Aquiles da Costa e da secretária é chegar ao mês destinado ao combate e prevenção da doença – o Outubro Rosa – já com a demanda zerada. “Mesmo assim, teremos todas as ações normais do Outubro Rosa em Penha, com capacitações, palestras e exames”, observa a secretária, que estrutura esse mês especial de atividades em parceria com Sérgio de Mello, titular da Assistência Social local. Para informações, a secretaria de Saúde deixa à disposição o fone 3398.1533 ou 3398.3332.

 

Saiba mais

 

A mamografia, também denominada mamograma ou mamografia digital, é um raio-x das mamas. O procedimento mamográfico é realizado para verificar se existem sinais de doença na mama, na ausência de sintomas ou alterações. A mamografia pode detectar câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação, e quando o tratamento pode ser mais bem sucedido. Em geral, o exame possibilitada imagens de cada mama em dois ângulos diferentes.

A mamografia também é usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. Neste caso, a mamografia é considerada diagnóstica e pode incluir a obtenção de imagens adicionais. Tão importante quanto ela, lembra a secretária Regiane, de Penha, é o autoexame das mamas por parte das mulheres, procedimento simples que pode e deve ser feito em casa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS