quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/08/2019 | 09:20

BC: Competições e shows estão na programação do Arrancadão de Canoas Artesanais

Com brincadeiras e competições entre pescadores, shows e comida típica, o 3º Arrancadão de Canoas Artesanais será neste sábado e domingo (3 e 4), na Barra Sul e no Bairro da Barra. O evento marca o fim da safra da tainha e encerra também as comemorações do aniversário de 55 anos de Balneário Camboriú.

As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar a programação, que é gratuita. As provas ocorrerão na Praia Central, na Barra Sul. Já as apresentações artísticas e a gastronomia estarão concentradas na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. A competição mais esperada é o arrancadão de canoas, que dá nome ao evento. Essa prova consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha. Estão previstas ainda provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra e brincadeiras como a prova do pirão e a escolha do pescador mais feio, do mais antigo e do mais novo, entre outras. Haverá jogo de dominó (que é a distração dos pescadores nos ranchos enquanto aguardam a chegada do cardume da tainha) e de futebol (confira a programação completa no fim da matéria e no anexo). Mais de 400 pescadores estão inscritos no evento, provenientes das praias de Balneário Camboriú, Penha, Itapema, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Palhoça.

A programação de shows do Arrancadão incluiu apresentações de artistas locais e nacionais, como as bandas Garotos de Ouro (sábado, às 21h) e Dazaranha (domingo, às 20h). Pratos típicos, como tainha assada, marisco ao bafo, camarão soltinho, bolinho de peixe, bolinho de camarão e casquinha de siri, poderão ser adquiridos na Praça do Pescador, além batata frita, cachorro-quente, pipoca e quentão. A praça de alimentação abre às 11h nos dois dias.

Realizado pela Colônia de Pescadores Z-7 e Equipe Arrancadão, o evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural. O objetivo é propiciar a confraternização dos pescadores. “O Arrancadão proporciona o contato direto com as pessoas que formam a raiz da nossa cultura, ligadas à pesca artesanal. Este ano, contaremos com o apoio das empresas que ajudam desde a primeira edição do evento, por meio de contribuições espontâneas, por acreditarem na causa. Começamos a fazer um trabalho para as empresas maiores olharem com mais carinho e atenção para o evento. Apoiar o evento significa fortalecer a cultura local e representa a união das marcas com a terra. A Cervejaria Barra Sul e o Paraná Banco já têm esta percepção e serão nossos parceiros este ano”, diz o publicitário e consultor de marketing Douglas Kwiatkowski, da organização e produção da Equipe Arrancadão.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (3)

Arena 1 – Praça do Pescador (Barra)

- 11h: Abertura da Praça de Alimentação
- 11h: DJ Gilson
- 12h: Abertura da Equipe Arrancadão e autoridades
- 13h: Terno de Reis
- 13h40: Teatro de Bonecos de Mamulengo
- 15h: Samboriú
- 17h: Samboriú
- 17h: Futebol, dominó e prato de pirão
- 18h: Maria do Cais
- 19h: Yeti Reggae
- 21h: Garotos de Ouro
- 23h: DJ Gilson

Arena 2 – Barra Sul

- 14h: Disputa de Tarrafas
- 15h: Arrancadão de Canoas
- 16h: Disputa de Cabo de Guerra

Domingo (4)

Arena 1 – Praça do Pescador (Barra)

- 11h: Abertura da Praça de Alimentação
- 11h15: DJ Gilson
- 12h: Agradecimento aos pescadores e autoridades
- 13h30: Final do futebol
- 13h30: Expresso Caiçara
- 14h: Final do dominó
- 15h: DJ Gilson
- 15h: Concurso do Pescador mais Feio
- 15h: Premiação
- 15h: Verso por Equipe
- 16h: As Aventuras de Darci
- 17h: DJ Gilson
- 18h: Maria do Cais
- 19h30: Agradecimentos
- 20h: Dazaranha

- 22h: DJ Gilson

Arena 2 – Barra Sul

- 10h: Final do Arrancadão de Canoas
- 11h: Cabo de Guerra


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS