sexta, 29 de março de 2024
Geral
24/07/2019 | 09:37

Tese defendida na Univali é premiada nacionalmente

As professoras Adriana Gomes Alves e Regina Célia Linhares Hostins, do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, tiveram o artigo “Elaboração conceitual na escola inclusiva por meio da criação colaborativa de jogos digitais" premiado na 1ª edição do Prêmio Melhores Teses e Dissertações da Educação Especial.

O Prêmio é promovido pelos comitês editoriais da Revista Brasileira de Educação Especial (Associação Brasileira de Pesquisadores de Educação Especial), e da Revista Educação Especial (Universidade Federal de Santa Maria/RS), realizado por meio de chamada pública, e selecionou as três melhores teses/dissertações nacionais na área da educação especial, no período de 2016-2019.

O artigo premiado deriva da tese de Adriana Gomes Alves, orientada pela professora Regina Hostins e coorientada pelo professor André Raabe, intitulada “Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças", defendida em 2017 no Programa de Pís-Graduação em Educação da Univali. O comitê de avaliação recebeu 30 artigos das diferentes regiões do Brasil e somente seis (três teses e três dissertações) foram selecionados. Além dos cerca de 70 autores, a premiação contou com aproximadamente 90 avaliadores externos para garantir a avaliação cega na seleção dos artigos submetidos para a chamada.

Nas palavras de um dos avaliadores, “o presente artigo apresenta tema de extrema relevância e originalidade pela proposta metodológica e, principalmente, pela problematização estruturada e desenvolvida ao longo do processo investigativo, junto a estudantes da educação básica com e sem deficiência. Nesse sentido, observamos significativa contribuição para o avanço do estado da arte em relação a estudos que abarcam o desenvolvimento humano na fase escolar, com proposições sobre estratégias de ensino e aprendizagem e procedimentos oportunos à estrutura escolar, inclusive no cenário brasileiro. Tal perspectiva aponta possibilidade de ampliação de saberes sobre o fazer pedagógico, a partir da qual professores podem também ampliar ou rever práticas pedagógicas sobre a formação de conceitos e o uso de recursos didáticos/tecnológicos para a aprendizagem significativa dos estudantes". 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS