sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/07/2019 | 18:05

Mutirão retira doze mil toneladas de entulhos e lixo das ruas e terrenos de Itajaí

Quase 12 mil toneladas de lixo e entulhos recolhidas de terrenos e ruas de Itajaí. Este é o saldo do Mutirão de Limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Obras com o apoio das secretarias de Saúde e Agricultura e Expansão Urbana. O volume representa quatro mil contêineres de 20 pés (comuns em nossa cidade) com a capacidade máxima de peso. Ao todo, mais de 2,5 mil caminhões carregados percorreram pela cidade para deixar “Itajaí mais linda e bem cuidada”, campanha do Município para conscientização da luta contra dengue e conservação.

Em uma terceira etapa do mutirão de limpeza, as equipes retiraram mais de oito mil metros cúbicos de entulho e lixo. Nas localidades de Espinheiros e Espinheirinhos foram 222 caminhões e 999 toneladas. Na Itaipava 293 toneladas foram recolhidas em 59 cargas de caminhão. No retorno do mutirão os bairros Cordeiros e Cidade Nova mais 1.856 toneladas foram transportadas em 442 cargas.

“O retorno em Cordeiros e Cidade Nova traduz a dificuldade do nosso trabalho. Depois da campanha de conscientização e da limpeza das calçadas e terrenos nos dois locais, ainda temos o maior volume de lixo retirado das ruas nesses bairros”, destaca o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, Dedé. “Por isso, pedimos a ajuda da população em conservar a limpeza no seu arredor, na sua vizinhança”, completa.

As equipes da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana também integraram o projeto e retiraram 10 toneladas das localidades São Pedro, Canhanduba, Baía e Rio do Meio. Nas etapas anteriores mais de 1.717 caminhões de entulho recolheram 8,7 mil toneladas nos bairros Cidade Nova, São Vicente Espinheiros, Itaipava e Cordeiros.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

Conscientização
Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti. Além disso, serão passadas orientações para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Em 2019, foram registrados 20 casos autóctones da dengue (contraídos na cidade) e outros seis casos importados, em que a pessoa contraiu o vírus fora de Itajaí e foi diagnosticada aqui no município.

A febre amarela é uma doença grave que circula no Estado, mas que possui prevenção por meio da vacinação disponível nas unidades de saúde. Itajaí, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS