quinta, 18 de abril de 2024
Geral
12/07/2019 | 09:05

Itajaí: Vistorias das vans escolares começam na próxima segunda-feira (15)

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) em conjunto com a Secretaria Municipal de Urbanismo iniciará, nesta segunda-feira (15), a vistoria das vans escolares que prestam serviço no município. O trabalho será até quinta-feira (18) das 14h00 às 18h00, por ordem de chegada e duram em torno de 15 minutos. Para serem atendidos, os proprietários dos veículos devem pagar a taxa de vistoria no valor de R$ 17,50.

As inspeções serão realizadas na sede da Codetran, localizada na rua Blumenau, 1500, na Barra do Rio. Ao contratar o serviço a população deve estar atenta à regularidade dos veículos, que é atestada pelo selo de vistoria. Cada van inspecionada receberá um selo com a numeração e a assinatura do Coordenador de Trânsito.

Os proprietários das vans devem retirar a taxa de vistoria na Praça do Cidadão, no piso térreo da Prefeitura de Itajaí, e efetuar o pagamento. Para emitir a taxa é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos: CNH; documento e seguro do carro; certificado do curso Senat; certidão criminal; e identidade do monitor que acompanhará as vans.

No processo de vistoria são analisadas as seguintes documentações: alvará válido; comprovante de residência atualizado; habilitação categoria “D” ou “E”; curso SEST / SENAT dentro da validade; atestado de bons antecedentes atualizado; documento do veículo; apólice de seguro com comprovante de pagamento; inspeção veicular (para veículos acima de 10 anos); certificado de tacógrafo (INMETRO) dentro da validade; RG e CPF do monitor; comprovante de pagamento da taxa da vistoria e do licenciamento para transporte escolar.

São avaliadas também as condições de conservação do veículo, como as faixas laterais e traseiras, extintor de incêndio, lanternas dianteiras, traseiras e superiores, cintos de segurança, forração interna, sinalização sonora e pneus.

O órgão de trânsito reforça que transportar passageiros sem a inspeção é considerada uma infração grave e sem os itens de segurança, gravíssima. A penalidade é de cinco pontos no prontuário da CNH, apreensão do veículo e multa no valor de R$ 195,23.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS