quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/07/2019 | 10:53

PEMI 2040 é a melhor iniciativa de promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina

O Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040) é a melhor prática na categoria Poder Público do Prêmio ODS Santa Catarina 2019. A premiação reconhece o PEMI como a melhor iniciativa pública dentro estado na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira (28), no Jurerê Beach Village, em Florianópolis.

O Prêmio ODS Santa Catarina integra a agenda do Fórum Brasil ODS 2019 e reconheceu as melhores iniciativas de organizações e de pessoas físicas que são participantes do Movimento Nacional ODS no estado e que contribuem para que as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam atingidas. Além do PEMI 2040, o Município de Itajaí também foi finalista na mesma categoria com o programa Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti, desenvolvido pelo SEMASA em parceria com o Porto de Itajaí.

“Tivemos a coragem de implantar em Itajaí desde o início do governo um organismo de Planejamento Estratégico para pensar a cidade para o futuro, tendo como meta o ano de 2040. E pensar no futuro da cidade é pensar no Desenvolvimento Sustentável e se preocupar com o econômico, social e ambiental. E agora já estamos colhendo os frutos”, destacou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

“Para Itajaí é importante despontar em todo o estado e no país como o primeiro município na implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e isso causa um impacto acentuado”, comemora o diretor executivo do PEMI 2040, Alcides Volpato. “Conseguimos muitos recursos de agências internacionais com condições e custos melhores, porque estamos desenvolvendo um trabalho de promoção dos ODS e do Acordo de Paris”, avalia o diretor.

Prêmio ODS Santa Catarina
Entre os dias 28 e 29 de junho, o Fórum reuniu organizações de Santa Catarina e 24 especialistas na área, dentre eles Haroldo Machado Filho, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD/ONU). O encontro reforçou a importância da Agenda 2030 para Santa Catarina, para o Brasil e para o planeta.

O PEMI representou o Município de Itajaí no maior evento relacionado aos ODS do país. Realizado pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina e pela Editora Expressão, ele estimula o debate e o intercâmbio de conhecimentos acerca da Agenda Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS