sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/06/2019 | 18:44

Agentes de endemias de Itajaí apresentarão projetos no encontro nacional Aedes na Mira

Três agentes de combate a endemias do Município de Itajaí tiveram seus projetos selecionados para o primeiro encontro nacional Aedes na Mira, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os servidores Johnata Santana de Souza, Tammy Caroline Chaves e Andrea Alves de Andrade Vieira elaboraram propostas para combate ao mosquito Aedes aegypti no município durante um curso de capacitação oferecido pela instituição.

O encontro nacional contará com a apresentação de 300 trabalhos de intervenção, desenvolvidos pelos alunos das capacitações à distância do projeto Aedes na Mira de todo Brasil, que foram selecionados por uma equipe técnica No Sul do país foram escolhidos 38 alunos e destes, três representam Itajaí.

 “Essa seleção é um reconhecimento ao trabalho e empenho dos agentes de endemias da cidade. Em breve queremos colocar em prática as ideias dos servidores”, afirma o gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

Os projetos

O projeto do agente Johnata Santana de Souza sugere a criação de uma carteira de visita da dengue, que transforma a visita do agente de combate a endemias em um documento obrigatório de apresentação em matrículas e outras situações, por exemplo.

Já a servidora Tammy Caroline Chaves propôs a implantação do projeto Agentes de Combate a Endemias Mirim. A iniciativa prevê a participação no Programa Escola Aberta, que abre as instituições aos sábado, para mobilizar as famílias, a partir das crianças, com o objetivo de alcançar mudanças de atitudes e adesão a hábitos saudáveis de vida, como a eliminação de criadouros e a conscientização sobre descarte irregular de resíduos.

Andrea Alves de Andrade Vieira apresentou no curso um projeto para realizar a limpeza de terrenos e o cuidado ambiental no bairro Ressacada. O objetivo é fazer um mutirão para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientar os moradores sobre cuidados que devem ter em casa, como colocar telas nas caixas d’água, lavar bebedouros de animais que estejam com larvas, colocar areia nos pratos de plantas, limpar reservatórios da geladeira com água, entre outras medidas.

A apresentação dos trabalhos ocorre durante o Congresso Conasems, que ocorre de 2 a 5 de julho, em Brasília.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS