sábado, 20 de abril de 2024
Geral
17/06/2019 | 17:09

Adequo Equoterapia realiza pedágio solidário dia 22

No sábado, dia 22 de junho, das 8h às 16h, a Associação de Equoterapia do Vale do Itajaí e Litoral (Adequo Equoterapia) realiza um pedágio solidário em seis pontos estratégicos de Itajaí. A entidade presta atendimento especializado em equoterapia - método terapêutico educacional que utilizado o cavalo para uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.

A equipe da Adequo estará acompanhada de voluntários, nos seguintes locais do município: esquina entre a Avenida Marcos Konder e a Rua Silva (Colégio São José); na Rua Onze de Junho esquina com a Rua Jorge Tzachel (BrFoods); na esquina entre a Avenida Abraão João Francisco e a Rua Uruguai (Univali); na Avenida Sete de Setembro com a Rua José Gaspertino Chaves (próximo à Havan); na Avenida Irineu Bornhausen esquina com a Rua Benjamin Franklin (Globo Ford); e na esquina da Rua Estefano José Vanolli com a Rua Antonio Cirilo Dutra (São Vicente).

Fundada em 17 de dezembro de 2006, a Adequo Equoterapia possui reconhecimento de utilidade pública municipal, estadual e utilidade pública federal; está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Itajaí e no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica). Tem como missão prestar atendimento especializado em equoterapia para pessoas com deficiência. Situada na Rua Marcos Albino s/nº, Bairro Baia, na Zona Rural do Município de Itajaí, a Adequo atende pessoas com deficiência de diversas regiões do Estado, entre elas estão crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Sobre a equoterapia

A equoterapia utiliza-se do movimento do cavalo como um recurso cinesioterapêutico. O contato com o cavalo permite a vivência de diversas experiências sensoriais. A comunicação entre a pessoa e o cavalo é, antes de tudo, uma comunicação sensório-motora e tônico-emocional, o que ajuda o paciente a construir experiências corporais contentoras e a melhorar a consciência do seu próprio corpo.

Em maio de 2019 foi sancionada a lei nº13.830, que regulamenta a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência. A Adequo conta com uma equipe formada por profissionais especializados na área. Inclusive, recentemente, os terapeutas fizeram, na Associação Nacional de Equoterapia (Andre Brasil), em Brasília (DF), o Curso Avançado de Equopetaria.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS