sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/06/2019 | 10:52

Balneário Piçarras mobiliza coletores de recicláveis em prol da criação de cooperativa para cidade

Com o intuito de providenciar melhores condições de trabalho, cooperativismo e melhorar a adesão da Coleta Seletiva na cidade, diversos setores do poder público se reuniram com catadores de lixo reciclável da cidade. A roda de conversa contou com a presença de 11 coletores, representantes da sociedade civil, Fundação do Meio Ambiente e Assistência Social.

 

A primeira conversa com os catadores tinha como objetivo alinhar os trabalhos em prol da criação de uma cooperativa de reciclagem em Balneário Piçarras. A ideia partiu da comunidade, como conta o morador Renato Jamirez. "Comecei a entrar em contato com os catadores da rua, intrigando eles a se unirem em prol de algo maior, de uma renda maior", explicou.

 

A convocação dos catadores foi feita a partir da Assistência Social que contêm os cadastros únicos. "A Secretaria de Assistência Social fez uma busca ativa dos representantes dessa classe, no intuito de fomentar o associativismo e o cooperativismo, possibilitando a criação de um futura cooperativa na cidade", comentou a Secretária de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro Stiebler.

 

Fazendo parte do período de implantação da Coleta Seletiva em Balneário Piçarras, a iniciativa visa uma aliança entre a classe para manter o que foi recolhido dentro da cidade, promovendo a economia local. "É uma vontade nossa de que o lixo reciclável produzido em Balneário Piçarras fique aqui na nossa cidade, gerando emprego e renda para a população local", frisou o Presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

 

A próxima reunião está marcada para o dia 09 de julho e segundo a Coordenadora do Programa Acessuas/Trabalho, Gisele Cardoso, o número de presentes estará dobrado graças à resposta positiva da primeira conversa. "Os coletores saíram da reunião bem motivados, acredito que estarão repassando a informação aos seus colegas de profissão. Todos que estavam presentes aderiram a ideia, foram bem favoráveis a perspectiva de ser montada uma cooperativa para organizar o trabalho deles", finaliza.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS