quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/06/2019 | 17:07

Armação comemora 260 anos de uma das Festas Juninas mais antigas de Santa Catarina

260ª edição. O número impressiona, mas faz sentido, quando lembramos que toda Igreja comemora o dia do seu padroeiro, e se a Capela de São João Batista em Armação está fazendo 260 anos em 2019, também está fazendo sua festa, que este ano começa neste dia 13 e vai até 23 de junho. Serão 10 dias de evento, que nesta primeira etapa de sete dia – das novenas – tem mais interesse religioso, sendo sempre o último fim da semana da festa, com shows, quermesse e fogueira, os que mais atraem público. 
 
“A Festa de São João e São Pedro já foi o maior evento de Penha”, conta o diretor de turismo do município, Eduardo Bajara. Muito antes de existir Festa do Marisco, os primeiros shows com artistas de renome nacional que a cidade viu, lá nos anos 60, aconteceram na festa de Armação. Duplas como Tonico & Tinoco, Pena Branca & Xavantinho e Tião Carreiro & Pardinho, além do Trio Parada Dura, já estiveram no palco da festividade.
 
No entanto, os momentos mais tradicionais – e singulares – da principal festa junina de Penha estão mesmo nas celebrações religiosas. A festa não apenas homenageia o padroeiro da primeira igreja da região da Amfri, como também o padroeiro dos pescadores: São Pedro. Por isso o nome “Festa de São João & São Pedro”. Os santos são reverenciados em duas procissões, que acontecem na manhã do dia 23, domingo: a imagem de São João é carregada por terra, enquanto a imagem de São Pedro é carregada por mar, para que ele abençoe as águas onde diariamente os pescadores locais tiram seu sustento. 
 
As novenas começam nesta quinta-feira, dia 13, e depois de cada celebração litúrgica – que iniciam sempre às 19h30 – o salão comunitário abre oferecendo comidas típicas, serviço de bar e realização dos populares bingos, além de apresentações culturais juninas no dia 20, quinta-feira, feriado de corpus christi.
 
O auge da festa começa mesmo na sexta-feira, dia 21, quando não apenas estarão montadas todas as barracas de quermesse oferecendo variada gastronomia, quanto artesanato e outros produtos a venda, quanto haverá show gratuito com Zé Geraldo, músico que mistura a música caipira de raiz com o rock clássico dos anos 60 e 70, e já emplacou sucessos como as músicas Cidadão, Senhorita, Reciclagem, Milho aos Pombos, Como Diria Dylan, entre outras. São mais de 40 anos de carreira do compositor que está com 74 anos, e já fez parcerias com o amigo Renato Teixeira e Zeca Baleiro. 
No sábado, dia 22, a programação festiva começa depois da missa, às 21 horas, com shows também gratuitos de Gabriela Jacinto e Banda Incandescente, e queima da fogueira a partir das 23 horas – outra grande tradição de mais de dois séculos, onde através de rifa é sorteado quem terá a honra de acender a pira. 
 
Pinhão, quentão, pastéis e pipoca estão sem dúvida no cardápio da festa, mas quem quiser jantar no sábado, ou almoçar no domingo, poderá encontrar no salão comunitário tanto churrasco, galinha ou galeto. Doce também não faltará, pois os bolos caseiros são outro quitute típico do evento, para alegria de jovens e adultos.  
 
A tarde de domingo será movimentada com um grande bingo, com sorteio de prêmios interessantes como bicicleta, edredom e vários eletrodomésticos, a partir das 14h30. E às 19h30 começa o baile de encerramento, animado pela banda Musicamp. “A festa de São João & São Pedro em Armação é um verdadeiro patrimônio cultural de Penha e de nossa região, e estamos felizes em manter forte essa tradição”, comenta o coordenador da igreja local, Romário Bento. “Convidamos todos para visitarem nossa comunidade e conhecerem um pouco dessa história”.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS