sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/06/2019 | 18:27

Base da Guarda Municipal é inaugurada em Itajaí

A Guardas Municipal de Itajaí já é uma realidade. A Secretaria Municipal de Segurança realizou nesta quarta-feira (12) a cerimônia de inauguração da base da Guarda Municipal. A solenidade que contou com a presença de autoridades do município integra a programação do aniversário de Itajaí - 159 anos: de frente para o futuro.

A base operacional da guarda é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), sistema utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões em conjunto com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária e situações de calamidade pública.

O Prefeito Volnei Morastoni esteve presente e entregou os diplomas aos agentes e professores do curso. “A guarda vem como um presente este ano pelo aniversário da cidade. Ela se integrará às demais instituições de segurança como suporte ao lado da comunidade”, ressaltou o prefeito.

No evento também se realizou a formatura do treinamento dos 79 agentes no curso de legislação de trânsito. Com esta qualificação, os oficiais também estarão aptos a atuar neste setor. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município. “Todas as fases do treinamento desta equipe refletirá no seu desempenho nas ruas, este foi o último estágio para o início da jornada como mantenedores da ordem e do bem estar da população” destacou o coordenador da guarda Clayton Marafioti.

 Para os guardas municipais iniciarem efetivamente o trabalho nas ruas, a Secretaria de Segurança está em processo de autorização da Polícia Federal para o porte de armas de fogo.

A formação da guarda municipal
O projeto da formação da guarda municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições, havia 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850h.

Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS