terça, 16 de abril de 2024
Geral
12/06/2019 | 15:34

HCC oferece histerectomias para moradoras desde a reabertura

Dores pélvicas, miomas, sangramento uterino. Alguns fatores afetam a saúde da mulher e resultam na retirada do útero. Por conta disso, o Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) oferece histerectomias às moradoras, e também como medida preventiva.

A histerectomia é realizada por médico ginecologista – credenciado pelo Município – e consiste na retirada por meio de um corte no abdômen, similar à uma cesariana. Após a cirurgia, a paciente é orientada a seguir o tratamento para alívio das dores e manter repouso por tempo determinado. 
 
Rosilda Odaci Torquarto Rosa, de 48 anos, passou pela cirurgia no HCC. Ela foi submetida a histerectomia após o surgimento de um mioma. O útero foi retirado pesando 1,3 quilos. “Percebi uma bola no útero, ao me movimentar, e achei que estava grávida até sentir as dores. Passei por consultas com quatro ginecologistas entre janeiro e abril, até que descobri o que era. O médico do município me orientou a tratar diabetes e outra complicações antes da cirurgia”, compartilha a moradora do bairro Rio Pequeno.
 
Alguns aspectos na vida da mulher alteram a longo prazo após a cirurgia. Entre eles estão a interrupção permanente do ciclo menstrual, a incapacidade de engravidar e sintomas de menopausa – no caso da histerectomia radical, que inclui a remoção dos ovários.
 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS