sábado, 20 de abril de 2024
Geral
04/06/2019 | 10:22

Téspis Cia. de Teatro apresenta peça teatral infantil em sete escolas municipais de Itajaí

A Téspis Cia de Teatrofomentará a cultura em escolas municipais de Itajaí com a circulação da peça infantil “O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo”. A companhia pretende aguçar a imaginação e disseminar o senso artístico e a criatividade das crianças com uma releitura nada convencional do clássico conto “O Patinho Feio”. O espetáculo será apresentado de 17 de junho a 05 de julho nos bairros São Vicente, Dom Bosco, Itaipava, Murta, São João, Espinheiros e Cidade Nova. As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade em geral.  

O projeto descentraliza o acesso ao teatro na cidade, levando para bairros populares a produção cultural de artistas locais. Patrícia Argus, Supervisora do Programa Cultura e Travessura da Secretaria de Educação de Itajaí, lembra que, para muitas crianças, a escola é o único lugar onde elas têm a oportunidade de assistir a peças teatrais. “As manifestações culturais são importantes aliadas para a formação de uma criança. Por isso, oportunizar a fruição artística em escolas é fundamental e todos ganham, alunos, professores e artistas”, comenta.

A peça

Ao nascer numa ninhada à beira do lago, o Patinho Feio é expulso por ser diferente dos outros.  Na busca por um novo lar, percorre vários caminhos até encontrar um Gato Desgrenhado e uma Galinha Vesga. Novas e inusitadas situações surgem do encontro entre esses três seres tão diferentes entre si, mas que nos convidam a pensar sobre respeito, afeto e aceitação.

Indicado para um público mirim com idade a partir de 03 anos, o espetáculo aborda o tema do respeito às diferenças e apresenta encenações que dialogam com a criança. “Criamos um espetáculo que aposta na capacidade dos espectadores em construir, a partir das sugestões dadas pela encenação, sua própria versão da história e dos personagens”, comenta o diretor do espetáculo, Max Reinert. Buscando escapar das versões clássicas, os atores trabalham com jogos de improvisação, elementos cenográficos, ambientação sonora e linguagem corporal.

O projeto é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, com renúncia fiscal da Unimed Litoral. Também conta com o apoio da Secretaria de Educação de Itajaí, por meio do programa Cultura e Travessura.

 

Sobre a companhia

Com sede na cidade de Itajaí (SC), a Téspis Cia de Teatro trabalha há 25 anos com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, levantando questões do mundo contemporâneo. Com atuação no Brasil e no exterior, ao longo dos anos conquistou mais de 40 prêmios.

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações de textos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais. A Téspis é composta por Denise da Luz e Max Reinert. Neste trabalho conta com a participação de dois atores convidados, Jônata Gonçalves e Leandro Cardoso. Em Itajaí, mantém um curso de teatro permanente há mais de 15 anos, em que passaram mais de mil alunos.

 

Programação

Dia 17/06(seg): 10h30 e 14h30-E. B. Anibal Cesar (S. Vicente)

Dia 24/06(seg): 15h-E.B. Maria Dutra Gomes (Dom Bosco)

Dia 27/06(qui): 15h-E.B. Judith Duarte de Oliveira (Itaipava)

Dia 28/06(sex): 15h-E.B. Prof. Maria José Hulse Peixoto (Murta)

Dia 01/07(seg): 15h-E.B. João Duarte (São João)

Dia 04/07(qui): 15h-E.B. José Fernandes Potter (Espinheiros)

Dia 05/07(sex): 15h-Centro Educacional Pedro Rizzi (Cidade Nova)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS