quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/06/2019 | 16:11

Cerimônia inicia a Semana de Conscientização da Pesca

O espaço cultural do Mercado do Peixe recebeu a cerimônia de abertura da Semana de Conscientização da Pesca na manhã desta segunda-feira (03). O evento conta com uma exposição de animais marinhos e mostra a importância da pesca para a cidade de Itajaí. O público pode visitar gratuitamente de segunda (03) a sexta-feira (07), das 9h às 17h e no sábado (08), das 9h às 14h. Esse evento integra a programação do aniversário de Itajaí - 159 anos: de frente para o futuro.

“A pesca tem um papel fundamental no crescimento socioeconômico ao longo dos 159 anos Itajaí. A cidade se destaca no cenário nacional com um dos principais portos do país e é conhecida como a capital nacional da pesca“ afirma o gerente do Mercado Público do Peixe Nilson José Borba.

Participaram da cerimônia o Diretor de Pesca e Agricultura Rodrigo Silveira, o gerente do Mercado Publico Nilson José Borba, o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Felipe Farias Albanês, o secretário de Pesca do município de Porto Belo Frank Matos e o presidente do Colegiado dos Secretários da Pesca da AMFRI Hernane Matheus da Silva.

Atividades realizadas

O evento expõe a Coleção Biológica Didática do Mercado do Peixe com o auxílio dos voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. São apresentados, entre os invertebrados: moluscos, anelídeos, crustáceos, cnidários e equinodermos. A mostra também apresenta peixes ósseos e cartilaginosos que abrangem os tubarões e raias.

Também é tratado sobre animais marinhos ameaçados e os planos de ação para a conservação das espécies e monitoramento da biodiversidade. A partir disso, está disponível uma pesca que envolve a problemática do lixo e espécies ameaçadas. Com uma vara de pesca as pessoas podem pescar papéis com formato de animais marinhos em que os voluntários realizam uma explicação com curiosidades sobre o animal pescado na atividade.

Também ao longo da semana, uma enquete é realizada para entender os perfis de pessoas que frequentam o Mercado do Peixe. O que o consumidor procura na compra de peixes, se já consumiu ou se possui conhecimento sobre os tipos de pescado são exemplos de perguntas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS