sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
31/05/2019 | 11:18

Saúde promove segundo Dia D de vacinação neste sábado em Balneário Camboriú

Quem ainda não garantiu a imunização contra o vírus da gripe poderá receber a dose até este sábado (01). O segundo Dia D de vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde do Município, das 8h às 17h. As unidades também ofertarão vacinas contra a Febre Amarela. Oficialmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerra nesta sexta-feira (31).

O Dia D será realizado em conjunto com o evento mensal BC + Saúde para Você, na Unidade de Saúde Central (Rua 1500, n° 1100 – Centro). Neste dia, a comunidade terá acesso a vários serviços ofertados pela Secretaria de Saúde, tais como a coleta de preventivo (pré-agendada), orientações de vacinação, orientação nutricional, psicológica, aferição de pressão arterial e teste de HGT (glicemia), além de consultas com ginecologista.

Entre os serviços oferecidos mediante pré-agendamento estão os exames laboratoriais realizados no Laboratório Municipal, consultas com especialistas no Ambulatório de Especialidades, bem como ultrassom transvaginal, de mamas e obstétrico e eletrocardiograma no Centro de Diagnose. “Também serão priorizadas ações de Visitas Domiciliares realizando a busca ativa aos faltosos da vacinação e aos pacientes acamados”, apontou a secretária de saúde, Andressa Hadad.

Também na Unidade Central, serão realizados serviços de testagem e aconselhamento através do Centro Integrado de Saúde e Solidariedade (CISS) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), atendimentos odontológicos pré-agendados e avaliações bucais pelo Centro de Especializado de Odontologia (CEO), orientações e cuidados preventivos de limpeza dos quintais, caixas d'água e calhas e ação nas ruas para orientações da comunidade pela Vigilância Sanitária, por meio do Setor de Dengue.

Em alusão ao mês do Uso Racional de Medicamentos, a Farmácia Municipal promoverá orientações educativas, abordando também as instruções de descartes dos fármacos. Além disso, o SESC trará atrações para as crianças, como cama elástica, por exemplo, e uma Oficina de Saúde, com orientações sobre alimentação saudável com o grupo Desbravadores.

 

Vacinação contra a Influenza

A partir de segunda-feira (27), a Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Educação, foi aos Núcleos de Educação Infantil para vacinar as crianças menores de seis anos. Além disso, ao longo da campanha, Guardas Municipais e Agentes de Trânsito também receberam a dose da vacina.

A meta em Balneário Camboriú é contemplar mais de 33 mil pessoas até o final da campanha. As pessoas que podem receber a dose gratuitamente são as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas, idosos a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Após o final da campanha, as doses remanescentes serão aplicadas na população em geral.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS