terça, 16 de abril de 2024
Geral
28/05/2019 | 09:44

Dia de Redução da Mortalidade Materna reforça importância do pré-natal

O Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorados nesta terça-feira (28), alertam sobre a importância da saúde da mulher e de a gestante realizar um pré-natal adequado. A Secretaria de Saúde de Itajaí reforça ainda que o município conta com mais de 80% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para acolher estas mulheres, além de Unidades Básicas de Saúde aptas para fazer o acompanhamento pré-natal.

Fazer um pré-natal adequado é fundamental para prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a gestante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que as maiores causas de mortalidade materna são a hipertensão, as hemorragias graves (principalmente pós-parto), as infecções, as complicações no parto e os abortos inseguros.

A estimativa da OMS é que 85% das mulheres terão uma gravidez normal e sem nenhuma complicação. Apenas 15% das gestantes irão necessitar de cuidados mais específicos. Para estes casos, Itajaí conta com um Ambulatório de Gestação de Alto Risco (localizado no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher - CRESCEM), serviço especializado em que enfermeiros e médicos indicam o melhor cuidado para as gestantes.

Já nas unidades de saúde do município as gestantes passam por consultas periódicas com médico e enfermeiro, são encaminhadas para exames, em caso de necessidade, e participam de grupos de promoção à saúde, que fornecem orientações importantes para uma boa gestação.

“A gestação é um período importante, no qual cuidamos de duas vidas ou mais. A grande maioria dos problemas pode ser evitada ou tratada com um pré-natal correto. Se você está grávida, procure o serviço de saúde mais próximo”, orienta Luciane da Silva d’Avila, enfermeira obstetra responsável pela Saúde da Mulher no município.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS