sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/05/2019 | 09:37

Uma ótima dica para combinar com a criançada o consumo sem exagero das guloseimas. Que tal, um calendário dos doces?

Como é difícil controlar o consumo de doces e açúcares na fase da infância, com vários aniversários em buffets, visitas aos amigos e grande apelo da mídia em novas embalagens coloridas e quase sempre dos personagens preferidos pela garotada. A tarefa dos pais em estabelecer a quantidade de açúcares que o filho deve ingerir não é nada fácil.

A quantidade de açúcar recomendada pela OMS varia conforme a idade da criança:

Pré-escolares podem consumir uma porção por dia de doces (20 g)

Escolares 1 porção e meia por dia (30 g)

Adolescente 2 porções por dia (40g)

Só para mensurar essa a quantidade de açúcar, temos como exemplo, um simples bolinho de pacotinho desse compridinhos com recheios dentro, tem em média 25 gramas de açúcares, sem contar na quantidade de gorduras.

 

A partir dos dois anos de idade o social da criança aumenta e com ele vem é claro os brigadeiros, milk shakes, sorvetes, pipocas doces, balas e pirulitos. É inevitável tentar escondê-los, pois esses alimentos estão em todos os lugares, até na porta de um pronto atendimento infantil, naquela barraquinha de doces coloridos do tio.

Uma alternativa é sempre realizar combinados com a criança e estabelecer horários para degustar uma sobremesa ou até mesmo uma guloseima de pacotinho.


 

Dica da Nutri

 

Atividade de hoje: Calendário dos doces

 

Você vai precisar: Folha de papel em branco e Lápis para colorir.

 

Junto com seu filho você vai estabelecer quais dias e qual frequência ele poderá consumir os doces. O ideal é ilustrar de acordo com a faixa etária, exemplo, mesmo que a criança ainda não saiba ler, você pode identificar os dias da semana por cores, assim ele poderá identificar que dia está e se nesse dia ele pode ou não comer sua tão esperada jujuba.

 

O calendário deve ficar em um lugar que a criança consiga sempre enxergar, na porta do seu quarto, na porta da geladeira ou em um mural de fotos.

 

 

 

O importante é cada família fazer o seu calendário dos doces conforme a necessidade e rotina. É imprescindível sempre cumprir o que foi acordado, nunca se deixar levar por um biquinho pidão.

 

 

Priscila Magalhães

Nutricionista - CRN 20494

Especialista em nutrição na infância e da adolescência.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS