sábado, 20 de abril de 2024
Geral
15/05/2019 | 16:34

Escola Cívico-Militar é aprovada pela comunidade do Cordeiros

Pais, familiares, alunos, diretores e professores lotaram o ginásio de esportes da Escola Básica Melvin Jones, no bairro Cordeiros, na noite de terça-feira (14) para conhecer o projeto de implantação da Escola Cívico-Militar no bairro. A proposta foi aprovada por aclamação dos presentes.

A secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso, abriu a reunião apresentando um panorama geral do projeto que, inicialmente, será implantado para alunos do 6º ao 9º ano da Escola Básica Melvin Jones. “Nosso objetivo é aplicar, principalmente, três pilares nesta unidade: disciplina, valores e meritocracia, valorizando os alunos com excelente desempenho escolar e disciplinar”, pontuou a secretária.

Na sequência, o prefeito Volnei Morastoni falou que a intenção é implantar o projeto já a partir do mês de agosto e, com isso, Itajaí se tornará a primeira cidade de Santa Catarina a ter uma escola na Rede Municipal de Ensino com abordagem militar. Ele comentou também que a intenção é ampliar a iniciativa para toda escola já a partir do ano que vem, além de levar o projeto para outras unidades de ensino do município.

“Respeito aos professores, aos funcionários, respeito aos pais e aos colegas são noções que antigamente nós reforçávamos na escola, com a disciplina de educação moral e cívica, por exemplo. Mas, infelizmente, esses ensinamentos foram se perdendo ao longo do tempo. Então, o que pretendemos é resgatar determinados valores que contribuam, ainda mais, para a formação do nosso jovem”, afirmou Morastoni.

Bombeiros serão tutores

A Escola Básica Melvin Jones organizará o próprio horário de aulas. O objetivo é instituir encontros de 45 minutos uma vez por semana, para que seja destinada uma hora-aula semanal ao trabalho dos bombeiros, tutores do projeto. Toda parte pedagógica e direção da unidade continuarão sob comando do município.

Os bombeiros da reserva terão o papel de orientar os alunos, com noções de respeito, disciplina, pontualidade, uso do uniforme e hierarquia. “Nós queremos desmistificar a visão errônea que muitas pessoas têm sobre a escola cívico-militar. Diferente de um colégio militar, o nosso intuito não é ser tão rígidos, mas realmente trabalhar com os estudantes essas questões e torná-los cidadãos melhores”, considerou o Major Ananias Carneiro, do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí.

Após as explanações, foi aberto espaço para perguntas e respostas para que os pais pudessem esclarecer suas dúvidas. Ao final da reunião, os moradores aprovaram a iniciativa da prefeitura. “Achei muito interessante esse projeto. Tudo que vier a somar, a contribuir para a formação dos nossos filhos, eu aprovo. Estou bastante satisfeita com a iniciativa da prefeitura em realizar esse trabalho com os alunos dessa escola”, comentou Luciana, que acompanhou a reunião com o esposo e os dois filhos.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS