quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/05/2019 | 10:45

Itapema: Circuito Mundial de Vôlei de Praia inicia nesta terça-feira (14/05)

A etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de Praia 2019 inicia nesta terça-feira (14/05). Esta é a segunda vez seguida que a cidade recebe a competição mundial que este ano  conta com o espaço Cidade do Vôlei com telão, shows, atrações culturais, feira de artesanato e praça de alimentação. O torneio categoria quatro estrelas vai até domingo (19/05), sempre com entrada franca à torcida na arena montada na Meia Praia, entre as Ruas 307 e 313.

 

A competição conta pontos para a corrida olímpica, que define os times que disputarão os Jogos de Tóquio-2020. No Circuito Mundial, os eventos são definidos pelo número de estrelas, indo de um até cinco. Mas na corrida olímpica brasileira, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Os times descartam as piores participações, fazendo uma média dos 10 melhores resultados.

 

O torneio de Itapema será o terceiro a contar pontos no naipe masculino e o segundo no naipe feminino. Entre os homens, a liderança atualmente é de Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB), que somam 720 pontos. Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Guto/Saymon (RJ/MS) aparecem em seguida, empatados com 640. Cada país pode ter até duas duplas em cada naipe.

 

No feminino, com o ouro conquistado na etapa de Xiamen (China), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) saiu na frente na briga pela vaga, somando 800 pontos. Em seguida estão Talita/Taiana (AL/CE), com 480 pontos (veja abaixo a relação completa). Todos os times na disputa da vaga aos Jogos Olímpicos estarão presentes na etapa de Itapema.

 

A competição conta com 16 duplas brasileiras, oito delas (quatro em cada gênero) já estão garantidas na fase de grupos, seja pela posição no ranking de entradas, seja por convite (wild card). No masculino, já estão garantidos Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB), Guto/Saymon (RJ/MS) e Thiago/Oscar (SC/RJ).

 

Entre as mulheres, os times que partem da fase de grupos são Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Tainá/Victoria (SE/MS).

 

As outras oito duplas disputam o classificatório e precisam vencer partidas eliminatórias para conquistarem uma das oito vagas à fase de grupos. No masculino, estão inscritos Alison/Álvaro Filho (ES/PB), André Stein/George (ES/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Jô/Luciano (PB/ES), enquanto no feminino, buscam as vagas as duplas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ângela/Carol Horta (DF/CE), Josi/Neide (SC/AL) e Talita/Taiana (AL/CE).

 

Na fase de grupos, os times são divididos em oito grupos com quatro duplas. A dupla com melhor ranking dentro de cada chave joga contra a dupla de pior colocação (1º x 4º), e as outras duas intermediárias jogam entre si (2º x 3º). Está é denominada a ‘rodada 1’. Os vencedores das partidas da rodada 1 se enfrentam (jogo dos vencedores), e quem levar a melhor fica com o primeiro lugar do grupo, indo direto às oitavas de final.

 

O perdedor fica em segundo lugar e vai para a repescagem. Já as duplas que foram derrotadas na rodada 1 duelam pela terceira colocação (jogo dos perdedores). Quem vence fica em terceiro e vai à repescagem e quem perde fica em quarto e está eliminado da competição na fase de grupos. A partir da fase de grupos o torneio passa a ser disputado no sistema de eliminatória simples, com repescagem, oitavas, quartas, semifinais e finais.

 

A corrida olímpica que define as duplas brasileiras acontece em paralelo com a disputa para assegurar a vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

 

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

 

CORRIDA OLÍMPICA BRASILEIRA:

 

Masculino

Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) - 720 pontos

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) - 640 pontos

Guto/Saymon (RJ/MS) - 640 pontos

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) - 400 pontos

André Stein/George (ES/PB) - 400 pontos

 

Feminino

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) - 800 pontos

Talita/Taiana (AL/CE) - 480 pontos

Ágatha/Duda (PR/SE) - 400 pontos

Carol Solberg/Maria Elisa - 320 pontos

Fernanda Berti/Bárbara Seixas - 240 pontos

Confira a programação completa:

 

Dia 14/05 (Terça-feira) Abertura Oficial da Cidade do Vôlei

- Jogos: das 13h às 16h

- Atrações: das 19h às 22h

 Dj JP e Cantor Serginho Moah ( ex- vocalista Papas da Língua)

 

Dia 15/05 (Quarta-feira)

- Jogos: das 8h às 16h30

- Atrações: das 18h às 22h

Dj JP , Robson Ribeiro e Banda

 

Dia 16/05 (Quinta-feira)

- Jogos: das 8h às 18h

- Atrações: das 18h às 20h30

Dj JP e Dupla Douglas e Ana Paula

 

Dia 17/05 (Sexta-feira)

- Jogos: das 8h às 20h

- Atrações: das 18h às 23h

Dj JP e Banda Negro a Vapor

 

Dia 18/05 (Sábado)

- Jogos: das 9h às 13h e das 16h30 às 20h30

- Atrações: das 13h às 14h30 e das 21h às 00h

Comédia stand-up com Dona Maricotinha, Show com Nego Joe e Banda e Dj JP

 

Dia 19/05 (Domingo)

- Jogos: das 8h às 14h

- Atrações: das 13h às 18h

Grupo Sem Abuso e Dj JP

 

*Horários dos jogos sujeitos a alterações pela CBV

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS