quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/05/2019 | 09:14

Fiscalização avalia ligações na rede coletora de esgoto em Itajaí

A nova equipe de fiscalização, treinada pelo Semasa para vistoriar ligações de esgoto, inicia o trabalho nesta terça-feira (07). Três equipes vistoriam as residências em diferentes pontos da cidade. Os profissionais uniformizados e identificados realizarão testes para conceder o Certificado de Regularidade de Instalações Sanitárias/Pluviais de Edificação. As vistorias serão de segunda à sábado.

Os fiscais verificarão as conexões com auxílio de corantes. Estes pigmentos são diluídos na água da pia da cozinha, pia da churrasqueira, máquina de lavar roupa e vaso sanitário e permitem identificar o caminho percorrido dentro da tubulação. Se todas as conexões estiverem corretas, a água colorida vinda destes pontos passará pela caixa de inspeção do Semasa localizada na frente do imóvel. As equipes em treinamento realizaram estes processos de vistoria nas instalações do Semasa, na rua Heitor Liberato, para verificar os padrões corretos de ligação.

A fiscalização em cada imóvel dura em média de 30 a 40 minutos. Por isso é importante que os moradores recebam as equipes do Semasa para a regularização. O motivo é a dificuldade que as equipes de fiscalização anteriores enfrentavam para localizar alguns moradores em casa, o que atrapalhava o progresso das vistorias.

O diretor de Saneamento do Semasa, Vitor Silvestre, alerta para a importância das equipes de fiscalização: “O trabalho destas equipes não é somente fiscalizar, mas sensibilizar a população sobre a importância do encaminhamento correto do esgoto para o sistema de tratamento”.

Para os moradores dos bairros onde a rede coletora de esgoto sanitário já foi implantada, a orientação da autarquia é fazer a ligação o mais rápido possível. Para isso, o Semasa criou a cartilha “É Só Se Ligar. A cartilha orienta sobre o procedimento corretor para ligar na rede de esgoto.

Para esclarecimentos quanto à ligação na rede coletora de esgoto ou outras dúvidas, o consumidor também pode entrar em contato com o SEMASA nos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000. Para agilizar o atendimento, é preciso ter em mãos documentos pessoais e o número de matrícula da respectiva fatura de água.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS