sábado, 20 de abril de 2024
Geral
30/04/2019 | 17:14

Balneário Piçarras: Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado (4) para vacinação contra a gripe

Neste sábado, dia 4, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras realiza o "Dia D" da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h para aplicação da imunização ao público alvo da campanha. Mais de 6 mil pessoas devem ser imunizadas no município até o dia 31 de maio - data em que a campanha termina.

 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel, podem tomar a vacinas as puérperas, gestantes, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

"Os bombeiros e policiais da ativa também podem se imunizar", enaltece Alessandra, frisando que no Dia D haverá duas salas de vacinação em UBSs com maior demanda, como o Itacolomi, Centro e Nossa Senhora da Paz. "Também estaremos ofertando a vacina contra a Febre Amarela e reforço da antitetânica", complementou.

 

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar, no mínimo, 90% de cada público alvo da campanha. "É importante que essas pessoas tenham consciência de se vacinarem, diminuindo consideravelmente riscos de complicações mais graves em decorrência de uma possível gripe - que se intensificam com a chegada das temperaturas mais frias", recomenda a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

 

"Há apenas uma contraindicação: pessoas alérgicas ao ovo. No mais, é uma vacina muito segura", finalizou Alessandra. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS