sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/04/2019 | 16:17

Itajaí implanta Teleconsultoria para reduzir espera por consultas especializadas

Itajaí é pioneira na região ao unir medicina, tecnologia e internet para reduzir as filas de espera por consultas especializadas. O município implantou o serviço de Teleconsultoria e Telediagnóstico: os médicos das unidades de saúde podem consultar especialistas virtualmente para agilizar o atendimento dos pacientes. O serviço já está disponível para as áreas de ortopedia, endocrinologia, reumatologia e dermatologia.

Na prática, essa consultoria virtual torna o atendimento das unidades mais resolutivo, reduzindo o tempo de espera do paciente por tratamento. Se o clínico geral tiver uma dúvida sobre o caso, ele utiliza a plataforma digital disponibilizada para entrar em contato com o especialista da área.

Os teleconsultores têm prazo de até 72 horas para dar uma resposta ao pedido, fornecendo orientações sobre como prosseguir o atendimento na Unidade Básica de Saúde ou sugerindo o encaminhamento para os médicos especialistas. Desde o dia 22 de abril, quando o serviço começou, já foram feitas mais de 100 solicitações de Teleconsultoria no município.

“O principal objetivo desta ferramenta, é a qualificação da rede de atenção à saúde, priorizando e garantindo que os casos graves cheguem em tempo oportuno no atendimento especializado”, explica a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Atualmente, a maior demanda por consultas especializadas do município é na área da ortopedia geral. São 6.392 pacientes aguardando uma consulta ou retorno com médico ortopedista. Em seguida aparece a área da endocrinologia com 1.341 pacientes na espera; reumatologia com 878 pacientes na fila e dermatologia com 425 pessoas aguardando consultas com especialista.

Casos graves recebem prioridade

Quando a situação é grave, a marcação da consulta ou procedimento é antecipada. Este foi o caso da aposentada Marilda Sestrem Alves, 64 anos. Ela buscou atendimento na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças para investigar uma mancha escura nas costas. De lá foi encaminhada para o Centro Médico de Referência São Judas, onde foram feitas fotos para avaliação virtual do dermatologista.

A filha da paciente, Grasiela Alves relata que o processo foi muito rápido. Na mesma semana do teledianóstico a mãe dela já consultou com dermatologista e realizou a cirurgia para retirada da mancha. “Ela foi avaliada pelo dermatologista de manhã e tirou a lesão à tarde, no mesmo dia. Depois recebemos o exame que confirmou o câncer tipo melanoma. Ela foi encaminhada para Unacon, no Hospital Marieta, mas continua sendo acompanhada pelo dermatologista da unidade, e agora está aguardando uma nova cirurgia”, relata Grasiela.

Para a enfermeira, o procedimento de Telediagnóstico em dermatologia foi essencial para rapidez no atendimento. “Eu não conhecia esse processo, mas foi muito importante para os médicos terem conhecimento da gravidade da lesão e agilizar o atendimento. Fiquei encantada com o tratamento que a minha mãe recebeu, foi de excelência”, afirma a profissional.

Maior resolutividade

Assim como ocorreu com a mãe de Grasiela, a Secretaria de Saúde de Itajaí espera que mais pacientes possam ser atendidos rapidamente com apoio da tecnologia digital. Regulamentados pelo Ministério da Saúde desde 2011, os serviços de Teleconsultoria e Telediagnósico já são usados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina com segurança e eficácia. A intenção é que a medida reduza as filas de espera e elimine os encaminhamentos desnecessários.

Além da Teleconsultoria em ortopedia, endocrinologia e reumatologia, o uso do Telediagnóstico em dermatologia foi tornado obrigatório nas unidades de saúde. Com isso, o paciente obrigatoriamente terá seu caso avaliado pelo especialista através de um equipamento de ultradefinição. Esse aparelho gera imagens que possibilitam ao dermatologista a realização do diagnóstico à distância, bem como uma orientação ágil sobre o tratamento adequado.

Atualização da fila

Os profissionais de saúde de Itajaí já passaram por capacitação para utilizar o novo serviço. Além disso, o setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde e as unidades de saúde estão entrando em contato com os pacientes para atualizar a fila de espera de consultas nas áreas da ortopedia, endocrinologia, reumatologia e dermatologia.

Os pacientes que foram inseridos recentemente na fila serão chamados pelas unidades para terem seus casos discutidos via Teleconsultoria, possibilitando em algumas situações o início do cuidado na própria Atenção Básica com apoio do especialista.

“Com a qualificação dos profissionais da Atenção Básica por meio da Teleconsultoria e Telediagnóstico, menos encaminhamentos serão solicitados para as especialidades e, consequentemente, as filas terão uma tendência de diminuição, como já ocorreu em outros municípios e na própria central de regulação do Estado”, comenta o diretor de Regulação do município, Marcelo Miles.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS