sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/04/2019 | 15:59

Município apresenta trabalho de combate à dengue para o Estado

Itajaí é referência nas ações desenvolvidas por meio da Sala de Situação no controle do Aedes aegypti. Nesta terça-feira (23), o grupo divulgou o trabalho desenvolvido no combate à dengue em videoconferência com o Governo Estadual. O encontro foi transmitido através do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd), em Florianópolis.

Reativada no início de 2017, a Sala de Situação mantém reuniões periódicas para definição de estratégias conjuntas e alinhamento de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Sala é vinculada ao Gabinete do Prefeito e envolve secretarias e autarquias municipais, além de órgãos públicos e da sociedade.

Por meio da Sala de Situação, a cidade tem organizado mutirões de limpeza pela cidade, ações de fiscalização em depósitos e ferros-velhos e elaboração de nova legislação para multar quem facilita a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também já foram promovidos levantamentos aéreos com drone em locais monitorados, vistorias em imóveis abandonados e ações educativas.

“A Sala de Situação é uma estratégia importante para redução do número de casos da doença em Itajaí. No ano passado, por exemplo, não tivemos registros de dengue e neste ano todas as secretarias envolvidas continuam empenhadas em ações de controle”, pontua o gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS