quinta, 18 de abril de 2024
Geral
15/04/2019 | 09:59

Força-tarefa intensifica vacinação contra febre amarela com moradores do interior

Mais de 150 profissionais da Secretaria de Saúde de Itajaí realizaram uma força-tarefa neste sábado (13) para imunizar moradores do interior do município contra a febre amarela. As unidades de saúde da área rural ficaram abertas das 8h às 17h para vacinação e as equipes de vacinadores passaram de casa em casa, em áreas de mata, para vacinar a população.

A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde de Itajaí e organizada pelas Diretoria de Atenção à Saúde e de Vigilância Epidemiológica já deu resultados positivos. Neste sábado, foram vacinadas 2.365 pessoas contra a doença - que é considerada grave e já fez uma vítima fatal em Joinville (SC). Deste total, 1.505 pessoas foram imunizadas através da busca ativa das equipes, que visitaram 910 casas do município.

Nos locais visitados, 610 pessoas já haviam se vacinado e 236 recusaram a vacinação. Também foram aplicadas 827 doses de outras vacinas nas unidades de saúde durante o sábado.

Para Edinho Valcanaia e Flaviane Cecon, moradores do Brilhante, a medida da Secretaria foi importante e surpreendeu o casal. “Achei ótimo a Secretaria ter vindo aqui em casa. A gente sabia que tinha que fazer a vacina, mas não conseguimos um tempo pra ir na unidade de saúde”, explica Edinho, que ficou feliz e protegido com a iniciativa.

Neste sábado, abriram para atendimento dos moradores as unidades de saúde do Brilhante, Canhanduba, Espinheiros, Itaipava, Limoeiro, Portal II, Salseiros e Santa Regina. Até o fim do mês de maio, estes locais também estarão estendendo o horário de vacinação até as 20h para atender a população trabalhadora.

Além do atendimento nas unidades do interior, a força-tarefa foi até áreas próximas de matas no Brilhante, Campeche, Laranjeiras, Arraial dos Cunha, Rio do Meio, Km 12, Canhanduba, Espinheiros, São Roque, Fazenda, Praia Brava, Ariribá, Itaipava, Baía, São Pedro, Paciência, Limoeiro, Morro da Cruz/Vila da Paz, Ressacada, Cabeçudas e Espinheirinhos para imunizar os moradores em casa. A Defesa Civil, a Univali e o Rotary Club Itajaí Rota do Vale também auxiliaram as equipes de vacinadores durante o trabalho em campo.

“A Secretaria de Saúde e todos os servidores têm feito um grande esforço para vacinar a população, abrindo as unidades até mais tarde, indo nas casas vacinar e instalando uma sala volante no Centro Integrado de Saúde para imunizar os trabalhadores à noite. A febre amarela é uma doença grave que já chegou ao Estado e a vacinação é a melhor forma de proteção. Por isso, pedimos que a população se conscientize e busque a unidade mais próxima para se imunizar o mais breve possível”, reforça a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila, que acompanhou os trabalhos das equipes neste sábado.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS