sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/04/2019 | 13:31

Escola da Inteligência realiza a entrega de quase 20 mil livros

Até a próxima semana, quase 20 mil kits do Programa Escola da Inteligência deverão ser entregues aos alunos da rede municipal de ensino de Itajaí. Atualmente, 50 unidades escolares participam do programa que envolve os estudantes, seus familiares e os professores. A previsão é que as atividades da Escola da Inteligência iniciem na próxima semana.

A Escola da Inteligência é desenvolvida com alunos das séries iniciais e também os anos finais do ensino fundamental. Os kits incluem materiais para os estudantes e seus familiares, bem como ferramentas de apoio aos professores em sala de aula.

Em 2017, quando a Escola da Inteligência foi implantada em Itajaí, os pais receberam o livro “A gestão da emoção”; em 2018 “Como formar filhos emocionalmente saudáveis: os líderes de hoje e amanhã” e, agora em 2019, “A vida em família: aprendendo com as emoções”.

Dentro da grade curricular da rede municipal de ensino, durante uma hora por semana, os estudantes aprendem e desenvolvem atividades que vão além da tão importante língua portuguesa, da matemática e da geografia. São exercícios que provocam os alunos a se colocarem no lugar do outro; pensar antes de falar ou agir; aprimorar habilidades para a construção de relações saudáveis; administrar conflitos para obter resultados transformadores e surpreendentes – dentro e fora da escola.

No material da Escola da Inteligência, aspectos preventivos são desenvolvidos para promover a autoconsciência, a autoestima, a automotivação e a determinação dos alunos, pais e professores com base na metodologia do psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury.

“Fazemos da entrega dos materiais um evento. Queremos envolver os alunos e seus familiares desde o início para que, durante o andamento das atividades do programa, todos estejam engajados e comprometidos”, comenta a coordenadora do Programa, Kátia Teixeira.

Na última pesquisa avaliativa do programa, realizada com pais, professores e alunos, 98,7% ressaltaram a grande importância da gestão da emoção que foi trabalhada durante o ano e, por este motivo, solicitaram a continuidade do programa na rede municipal de ensino de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS