quinta, 28 de março de 2024
Geral
Imagem cedida pela PM
11/04/2019 | 10:41

Polícia Militar de Santa Catarina realiza workshop do programa estudante cidadão em Camboriú

A Cidade de Camboriú recebeu, na manhã de quarta-feira, dia 10 de abril, das 09h às 12h, um workshop sobre o Programa Estudante Cidadão. Cerca de 50 oficiais e praças de diversas unidades da Polícia Militar de Santa Catarina vieram para conhecer o programa, que agora será um dos carros chefes da PMSC na área social e educacional.

O programa, que antes se chamava “Sou Estudante, Sou Cidadão”, surgiu em maio de 2018, onde o seu idealizador, Capitão PM Tiago Teixeira Ghilardi, que na época comandava a 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar em Camboriú, ao participar de um curso de polícia comunitária, teve a ideia de criar um projeto que aproximasse a Polícia Militar com a comunidade, através do âmbito escolar. Após diversas reuniões com Prefeitura de Camboriú, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB e Conselho Tutelar, no dia 30 de julho ocorreu a cerimônia inaugural.

A escola escolhida para receber o programa foi o CAIC Jovem Ailor Lotério, no Bairro Monte Alegre, onde dentro da própria unidade escolar havia inúmeras ocorrências, desde evasão escolar, roubos, furtos, via de fato e outros. A execução é simples: os policiais militares do administrativo da Polícia Militar em Camboriú iam até a escola na entrada do turno vespertino, de segunda a sexta-feira, recepcionavam os alunos, colocando-os em filas conforme suas turmas, e depois, durante a cerimônia, era cantado o Hino Nacional, realizado o hasteamento da bandeira nacional, bandeira estadual e bandeira municipal, além de diversas orientações de cidadania e civismo. Ao final de cada cerimônia, o policial militar responsável por cada série levava as turmas até as salas de aula, apresentando ao professor, considerando-o como a maior figura de autoridade. Na sexta-feira, o aluno de cada série com melhor comportamento exemplar era escolhido como destaque, sendo presenteado com um botton, que no final do projeto, em 30 de novembro de 2018, a criança que foi destaque ganhava alguma premiação especial, patrocinada por empresários e autoridades civis.

Os resultados positivos foram inúmeros: diminuição da evasão escolar, melhora de comportamento e notas, diminuição da criminalidade no bairro, aproximação da comunidade com a Polícia Militar, reformas na escola, com melhorias estruturais para todos os alunos. O programa deu tão certo, que agora, será implantado em diversas cidades catarinenses.

O workshop desta quarta-feira contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes, que afirmou que “Educar é muito mais que ser professor, é uma construção social com o envolvimento de todos”, garantindo em seguida o total apoio do comando geral para a expansão do programa.

Estiveram presentes o Chefe de Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Carlos Alberto Fritz Bueno, o Comandante da 3ª Região de Polícia Militar Coronel PM Moises Eduardo Garcia Junqueira, o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar Tenente-Coronel PM Alexandre Coelho Vieira, o Comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar Capitão PM Rafael Marcon, além do Capitão PM Tiago Teixeira Ghilardi, idealizador do programa. Por parte do poder municipal, estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores de Camboriú José Simas e a Secretária de Educação de Camboriú Alecxandra Vitorassi Rosa, acompanhada da Diretora do CAIC Jovem Ailor Lotério, Luci Meri Gabriel Maul, e da Orientadora Escolar Lilian Borghetti.

Os oficiais e praças conheceram como funciona e como executar o projeto, além de acompanharem pessoalmente e em vídeo relatos de quem ativamente participou da primeira edição, no ano passado, podendo tirar suas dúvidas. Na parte da tarde, às 13h, eles foram até a escola, podendo acompanhar mais uma solenidade do programa, que contou com a presença do Prefeito de Camboriú Élcio Rogério Kuhnen. A Banda do Centro Educacional Professor Antônio Lúcio abrilhantou com a parte musical, executando o hino nacional e ouras peças. Para finalizar, houve uma reunião técnica, onde o corpo pedagógico do CAIC apresentou seus pontos de vistas e frutos colhidos no Estudante Cidadão.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS