sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem cedida pela GM
09/04/2019 | 16:09

Forças integradas de segurança iniciam capacitação em Balneário Camboriú

As forças de segurança de Balneário Camboriú passaram pela primeira instrução integrada, prevista no Acordo de Cooperação Técnica, na tarde de segunda-feira (8). O policial rodoviário federal e bacharel em direito, Ronaldo Bandeira, falou sobre o Abuso de Autoridade e Crime de Trânsito.

O curso, com quatro horas de duração, reuniu em uma mesma sala, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, Policiais Militares, Agentes do DCOI, Guardas Patrimoniais, Bombeiros Militares, integrantes do IGP e Conseg. Esse é uma das metas de curto prazo estabelecidas pelo pelo Acordo firmado no início de março.

Os assuntos abordados foram crimes de trânsito e abuso de autoridade, finalizando com uma discussão sobre os procedimentos policiais rotineiros. “É a primeira vez que vejo uma união de todos os agentes de segurança, como em nossa cidade. É maravilhoso para a segurança pública, porque unifica os procedimentos, e é ótimo para a população, que tem agentes mais preparados”, comenta Bandeira.

Para o Comandante do 13º Batalhão dos Bombeiros Militares de Balneário Camboriú, Jefferson de Souza, a capacitação integrada é muito importante tanto no aspecto de melhoria do conhecimento, quanto na interação dos agentes de segurança pública. “Estar numa mesma sala de aula fortalece vínculos e aproxima as instituições, não só as lideranças, mas também as bases. Sem sombra de dúvidas quem ganha é a comunidade e os turistas que visitam Balneário Camboriú", afirma.

O Corregedor do 12º Batalhão da Polícia Militar, 1º Tenente Eduardo Cassimiro da Silva, acredita que as capacitações vão agregar às ações cotidianas. “Eu achei um curso muito importante, pois falou de temas do dia a dia no qual se deparam as forças de segurança pública, além da oportunidade de interagir com diversos órgãos que compõe a segurança da cidade”, observa.

“Foi muito enriquecedor colocar opiniões de instituições distintas, sobre os mesmos temas, que partiram de olhares diferentes. Os assuntos abordados no curso suscitaram muitas dúvidas sobre o trabalho diário, que foram esclarecidas”, fala o Secretário Municipal de Segurança, David Queiroz. E acrescenta: “Isso foi um passo grande para alcança aquilo que mais desejamos, que é tornar Balneário Camboriú a cidade mais segura do brasil”, finaliza.

O Acordo de Cooperação Técnica foi firmado entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP). O modelo é inédito no Estado, e prevê a otimização de recursos, compartilhamento de estratégias e informações, e colaboração para melhorar os índices de segurança pública.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS