quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/04/2019 | 17:12

Cruzamento das ruas Aleixo Maba e José Pereira Liberato fechará neste fim de semana

O cruzamento entre as ruas José Pereira Liberato e Expedicionário Aleixo Maba será interrompido neste sábado (06) e domingo (07), no bairro São João. O motivo é a continuação da obra de drenagem na via, primeira etapa da completa reurbanização do acesso ao bairro Cordeiros, que transformará o trânsito e a paisagem na região.

Os serviços de ampliação da rede de escoamento das águas pluviais iniciaram em março na Travessa Penha e agora chegam ao importante cruzamento. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e a Coordenadoria de Trânsito (Codetran), o fim de semana foi escolhido para trabalhar neste ponto por conta do menor movimento.

“Durante a semana é um cruzamento muito utilizado para acesso em várias localidades como Barra do Rio, Imaruí, São João e Cordeiros”, explica o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Serão colocados tubos de 80 centímetros de diâmetro e o trânsito será liberado no domingo (07), logo após o término da obra. Agentes de trânsito da Codetran estarão no local para orientar os motoristas. Em caso de chuva, o serviço será suspenso.

Indicações aos motoristas
O deslocamento na rua Expedicionário Aleixo Maba permanece em pista única no sentido bairro/centro. Na rua José Pereira Liberato o trânsito estará liberado, a única mudança é a interrupção do acesso no cruzamento.

A Codetran orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas. Para os condutores da rua Aleixo Maba que desejam chegar ao São João, a solução é utilizar a rua David Adão Schmitt que está com trânsito liberado.

Já quem está na José Pereira Liberato será necessário converter na rua Albino Gugelmim para o sentido Centro e na rua Marcos Castelain para o sentido Cordeiros.

Quem transita pela Curt Hering, a orientação é utilizar a Aleixo Maba e depois da David Adão Schmitt para chegar ao São João.

A obra e suas etapas
A transformação da rua Expedicionário Aleixo Maba prevê a reurbanização da via com duas pistas para automóveis nos dois sentidos, ciclovia, calçadas e iluminação, além de drenagem pluvial.

A Secretaria de Obras aproveitou as intervenções na região e iniciou uma obra complementar de drenagem, desde a travessa Penha. A tubulação cruzou a rua David Adão Schmit e segue pela Aleixo Maba até o encontro com a rua José Pereira Liberato.

Para a duplicação da via e readequação dos passeios, a Celesc também realocou os postes no trecho.

Com a empreiteira responsável, as obras de drenagem iniciam pela rua Alfredo Eicke na próxima segunda-feira (08) e seguem até a rua Blumenau. A próxima etapa será a pavimentação das novas pistas e adequação do espaço para as ciclovias. Encerrada a obra do financiamento internacional, a Secretaria de Obras implantará a nova iluminação.

O valor licitado é de R$ 1,8 milhão, mas de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação o total dos investimentos da prefeitura com desapropriações, ampliação da drenagem e iluminação pública será de mais de R$ 4 milhões.

Financiamento internacional
O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. Ele garante 28 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Baía, Campeche, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS