sexta, 29 de março de 2024
Geral
Foto: Luiz Carlos Souza
02/04/2019 | 16:28

Receita Federal faz grande apreensão de cocaína no Porto de Navegantes

Na manhã desta terça-feira (02) a Receita e a Polícia Federal fizeram a apreensão de uma carga carregada com cocaína no Porto de Navegantes. O carregamento estava escondido em uma carga de pedras de ardósia e tinha o destino um porto da Bélgica. Segundo a Receita Federal, a droga foi descoberta por meio das análises de risco, atividade de rotina feita em conjunto com a Polícia Federal.

A apreensão não havia sido concluída até o final da manhã, e o carregamento ainda está sendo pesado - é possível que chegue perto de uma tonelada, segundo informações extraoficiais. Foram interceptados seis contêineres, e há drogas em pelo menos um deles. O destino da carga era um porto na Bélgica.

A droga foi descoberta por meio das análises de risco, que são feitas pela Receita e pela Polícia Federal. A avaliação leva em conta características da carga, documentação, e identificação do importador e do exportador.

Este é o primeiro carregamento de drogas localizado no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes em 2019. A última apreensão ocorreu em outubro do ano passado, quando 449 quilos de cocaína foram localizados em meio a uma carga de cascas de amendoim, que partiria de Navegantes em direção ao porto de Antuérpia, também na Bélgica.

O delegado Thiago Giavarotti, da Polícia Federal de Itajaí, explica que a Bélgica é um hub de navegação marítima, por isso recebe muitos navios que depois se distribuem por outros países europeus. A carga apreendida nesta terça, no entanto, tinha importadores belgas – o que significa que era seu destino final.

As apreensões de drogas no Complexo Portuário reduziram desde 2016, quando foram interceptados cinco carregamentos nos portos de Itajaí e Navegantes. Em 2017 foram dois e, no ano passado, apenas uma ocorrência.

As quadrilhas costumam atuar em diversos portos no Brasil, para tentar driblar a fiscalização. A tendência é que, conforme os carregamentos são descobertos, as cargas migrem para outros terminais.

Segundo a assessoria da Portonave, a empresa não tem autorização para falar ou divulgar informações sobre o caso. A empresa apenas foi o local de apreensão de droga, não a responsável pela apreensão. Todas informações devem vir apenas da Receita Federal ou Polícia Federal.

As informações são da jornalista Dagmara Spautz, colunista do NSC e da assessoria da Portonave.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS