sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/03/2019 | 18:08

Feira de doação distribuirá mudas nesta terça-feira (26)

A tradicional Feira de Doação de Mudas de Árvores Nativas terá nova edição nesta terça-feira (26). A iniciativa é gratuita e ocorrerá no Viveiro de Mudas Nativas, localizado na rua Osvaldo Bertemes, 144, bairro Fazenda. Os moradores podem retirar as plantas das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Os interessados em receber a doação devem residir em Itajaí e levar a própria sacola reutilizável ou algum recipiente para carregar as mudas. Cada morador poderá escolher até cinco mudas por endereço para plantar em casa, seja em área urbana ou rural.

Jerivá, embiruçu, palmito juçara, anona, urucum, jabuticaba olho de boi, araçá vermelho, araçá amarelo, jambolão do mato, goiaba mirim, ipê amarelo, ipê roxo, pata de vaca, cereja do Rio Grande, ora-pro-nóbis, ingá cipó e gabiroba crespa estão entre as espécies disponíveis.

O morador também pode levar sementes para receber outra muda em troca. No momento, o Viveiro aceita as seguintes sementes: fruta do conde, ameixa Joinville, pitanga, jabuticaba, araçá-amarelo, graviola, aroeira e ingá-banana. Ficam de fora espécies exóticas, como laranja, limão, mamão, caqui, goiaba e carambola, visto que o local produz apenas espécies nativas.

Segundo o Instituto Cidade Sustentável (ICS), o plantio de árvores é uma forma importante de preservação do meio ambiente. As árvores auxiliam na purificação e umidade do ar, já que capturam gases tóxicos como o CO2 e devolvem o oxigênio à atmosfera. Além disso, oferecem sombra, alimentos e outros benefícios.

A ação é organizada pelo Instituto Cidade Sustentável, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Unidades de Conservação como forma de preservar e incentivar a arborização de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS