sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/03/2019 | 13:54

BC: Carnaval terá Hospital de Campanha e Posto de Comando na Tamandaré

A partir desta sexta-feira (01), o Hospital de Campanha da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú iniciará os atendimentos na Praça Almirante Tamandaré, para dar suporte aos turistas e moradores durante o Carnaval. Também a partir de hoje, um ônibus do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina estacionará no local e servirá de Auto Posto de Comando (APC) durante as festividades.

O Hospital de Campanha funcionará das 19h às 3h até segunda-feira (04) e das 19h à 1h na terça-feira (05) e contará com estrutura de 12 leitos (nove de observação, dois para pequenas cirurgias e um para Terapia Intensiva). A equipe será composta por dois médicos, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, equipe administrativa e atenderá casos de urgência e emergência que acontecerem na cidade, auxiliando nas demandas do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC).

“Durante o réveillon já utilizamos o Hospital de Campanha e foi um sucesso, inclusive no Estado. Por isso optamos em colocar ele em prática novamente no Carnaval. Ali os pacientes terão maior agilidade de atendimento. Como o Hospital de Campanha é estruturado com leito de UTI, leito de pequenas cirurgias, leitos de observação, equipe médica e técnica multiprofissional, nós daremos o atendimento com mais rapidez para as pessoas que estiverem nesta região, e os pacientes que tiverem necessidade de transferência, tanto para o Hospital quanto para o Pronto Atendimento, também faremos garantindo que a pessoa tenha acesso rápido, de qualidade e resolutivo. E também garantir que os casos mais graves de urgências e emergências sejam atendidos com mais agilidade no Hospital Ruth Cardoso”, contou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

A estrutura destinada à saúde dos foliões contará também com um ônibus do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, que servirá de Auto Posto de Comando. No local, bombeiros militares, agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e demais agentes ligados à Segurança Pública poderão comunicar-se com rádio, gerenciar demandas e despachar viaturas, além de poderem utilizar o espaço para repouso. “Com o apoio do Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar nós temos uma celeridade no atendimento e transporte, por isso o QG de todas as nossas viaturas também ficam no Hospital de Campanha”, finalizou a secretária. “Através da logística inovadora do Hospital de Campanha e do APC, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, SAMU 192 e Bombeiros Militares, poderemos atender todas as demandas que possam surgir durante o Carnaval, assim como foi realizado durante o Réveillon”, ressalta o coordenador do SAMU, Fabiano do Prado Bueno.

O responsável pela parte operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú, Sargento Jorge Luiz Batista, também aprova a estrutura. “Conseguimos gerir melhor os recursos que temos disponibilizados, conseguindo assim, manter os melhores resultados nesse evento e atender de forma muito mais eficaz a população”, diz.

No total, quatro viaturas estarão disponíveis durante o período de atendimento do Hospital de Campanha, sendo uma branca da Secretaria de Saúde, uma do SAMU, e duas dos Bombeiros Militares. Durante todas as ocorrências que necessitarem de ambulâncias, a Polícia Militar, em conjunto com a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, acompanharão todo o trajeto como batedores.

TRAILER DA SAÚDE

A partir de sexta-feira (01) até terça-feira (05) o Trailer da Saúde funcionará das 19h às 23h, com realização de Testes Rápidos relacionados às ações de Carnaval do Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O atendimento odontológico e as demais ações de rotina retornam a partir do meio-dia de quarta-feira (06).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS