sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/02/2019 | 10:07

BC: Inclusão Social encaminha dez pessoas para emprego

Para promover a inclusão de moradores em situação de rua, a Prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com uma empresa que realiza colheitas em lavouras, está encaminhando dez pessoas para trabalhar na cidade de Urubici.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, explicou que a equipe ficou sabendo desta empresa, que contratava funcionários com vulnerabilidade social, e entrou em contato. “Integrantes da nossa pasta foram até a cidade de Ituporanga para realizar essa parceria. A intenção é dar oportunidade para as pessoas recomeçarem com uma vida digna”, pontuou Christina.

O trabalho terá duração de quatro meses, podendo ser prorrogado, de acordo com a necessidade da empresa. “A princípio, será somente para a colheita de maçã. Mas caso o trabalho seja do agrado do proprietário, o serviço é prolongado para colheitas de cebola e fumo, na cidade de Ituporanga”, explicou a secretária.

Hamilton da Silva Martins, 38 anos, foi um dos selecionados para trabalhar na colheita. Ele se diz satisfeito com o atendimento. “Caso a gente permaneça trabalhando em Urubici ou Ituporanga, ao final do contrato vou tentar arrumar alguma firma por lá para exercer uma profissão”, explicou ele.

A ação faz parte da campanha “Dar esmola mantém ele na rua. Dê oportunidade: Ligue 156”, criada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. Além de promover parcerias para encaminhamento a vagas de emprego, a pasta está aberta ao voluntariado para promoção de oficinas de aprendizado. Os interessados devem entrar em contato com a equipe técnica do Resgate Social para elaboração de cronograma de atividades para participação dos usuários.

Mais de 400 atendimentos em janeiro

Durante o mês de janeiro, o Resgate Social atendeu 404 pessoas, totalizando 1.206 acolhimentos, com pessoas que são acolhidas mais de uma vez. No total, foram cedidas 98 passagens de ônibus para os interessados em reestabelecer suas conexões familiares em outro município. Antes desse procedimento, o Creas de Balneário Camboriú entra em contato com o Creas do município de destino para verificar o vínculo familiar do passageiro. Oitenta e sete por cento das pessoas atendidas são homens, 38% têm ensino fundamental incompleto e 57% dos homens e 41% das mulheres atendidos possuem algum tipo de dependência química. Vinte e oito pessoas foram encaminhadas para Centro de Reabilitação em janeiro.

O Serviço de Resgate Social atende 24h pelo número 156.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS