quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/02/2019 | 15:03

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem novo Comando-Geral

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Os Coronéis BM Edupércio Pratts e Charles Vieira assumiram, na manhã desta quinta-feira, 07, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis. A solenidade, que contou com a presença do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr, também foi marcada pela posse dos coronéis BM Daniel Fernandes, como chefe do Estado-Maior Geral, e Júlio César da Silva, como corregedor-geral.

O governador aproveitou a oportunidade para fazer dois anúncios de interesse da corporação: “Viemos prestigiar a passagem de comando e  anunciar que prorrogamos o concurso para que os excedentes da corporação possam ser contemplados em um futuro ingresso, assim que o limite de prudencial permitir. Também para comunicar a possibilidade de contratação de bombeiros comunitários para reforçar o efetivo operacional e levar mais segurança e prevenção à população catarinense”.

Os novos comandantes já estabeleceram foco em quatro pontos principais de atuação. A curto prazo, como reforço nas ações da Operação Veraneio, o objetivo é atrair parcerias público-privadas para a instituição, desenvolvimento dos projetos sociais, além de ações alinhadas com o Governo, como a contratação de efetivo para a corporação e a digitalização de processos. 

“Além da reposição de efetivo e utilização dos bombeiros comunitários nos quartéis do interior, temos vários desafios em 2019, como agregar tecnologias, principalmente em atividades técnicas, facilitando e agilizando os processos para que tudo seja mais rápido e para potencializar o atendimento a todos os catarinenses. Como integrante do Corpo de Bombeiros há 30 anos, é uma satisfação estar nesse posto”, disse Pratts.

O subcomandante-geral, Coronel BM Charles Vieira, terá a missão de atuar diretamente com a parte operacional e terá desafios para 2019. Sobre o que pode melhorar em relação a eficiência dos bombeiros, o coronel declarou que a instituição já é bem reconhecida no estado e no Brasi, mas que sempre há desafios. 

“Sempre temos coisas pra fazer que pode melhorar e levar um serviço de mais qualidade para sociedade. Temos que aumentar o nosso efetivo, isso vai potencializar mais o serviço lá na frente. Realizar cursos de diversas atividades. Na área da força-tarefa, que estava em Brumadinho, pensamos em fazer um curso único para que cada vez mais tenhamos pessoas prontas para essas missões”, declarou.

A solenidade também marcou a despedida do Coronel BM João Valério Borges, que não só deixou o Comando-Geral da instituição, como também passou para a reserva da corporação.

“Me sinto feliz por ter chegado ao final da minha carreira no cargo de comandante-Geral da corporação. Acredito que tenha sido um ano desafiador, o qual conseguimos conquistas importantes para a corporação. Saio com a consciência de dever cumprido e feliz por ter colaborado com a minha instituição. A troca de comando é algo importante, traz novas ideias, mudanças e alterações que fazem a corporação crescer ainda mais".

Sobre o comandante-Geral:

O coronel BM Edupércio Pratts é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós graduado em Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Ingressou na carreira Militar no Estado de Santa Catarina no ano de 1984, passando pelo curso de formação de Oficiais, além do curso de Especialização de Bombeiro para Oficiais. No CBMSC atua como piloto do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), foi diretor de Ensino, comandante da 1ª Região, chefe do Estado Maior Geral,  chefe do Controle Interno.

 

Sobre o subcomandante-Geral:O Coronel BM Charles Alexandre Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos, pela Faculdade Borges de Mendonça, pós graduado em Administração de Segurança Pública pela Unisul, além de especialista em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Ingressou na carreira militar no Estado de Santa Catarina em 1990, passando pelo curso de formação de Oficiais. Na instituição foi diretor de Ensino, comandante do Batalhão de Itajaí, comandante de Pelotão em Orleans e São Bento do Sul, comandante da 3ª CIA de Bombeiros Militar em Florianópolis, subcomandante do 1º BBM em Florianópolis, chefe da divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, da Diretoria de Atividades Técnicas, comandante da Academia de Bombeiros Militar, além de comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Atuou ainda como Ajudante de Ordens do Secretário de Segurança Pública.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS