sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/02/2019 | 10:32

BC: Pré-natal diferenciado no Bairro dos Municípios orienta gestantes

O pré-natal é imprescindível para o acompanhamento da saúde de uma gestante e de seu bebê. Além dos ultrassons e das consultas regulares com o obstetra, outras técnicas podem auxiliar a futura mãe em relação à expectativa e ao nervosismo do momento do parto. Foi pensando nisso que a equipe do médico André Alexey, da Unidade de Saúde do Bairro dos Municípios, teve a ideia de implantar um pré-natal diferenciado na unidade, com atendimento integral e humanizado.

Antes da consulta, o grupo de gestantes realiza uma roda de conversa com a equipe médica na companhia de uma puérpera, que conta suas experiências vividas com o atendimento do hospital, compartilhando relatos sobre parto, amamentação e dificuldades e nervosismos que passou ao longo do período. As participantes têm espaço livre para questionar e tirar dúvidas acerca do momento em que estão vivendo com o médico, promovendo o apoio mútuo entre as próprias gestantes.

“Várias dúvidas que eu tinha foram tiradas, como o cuidado ao subir escadas, por exemplo. A gente tem muito medo do parto, e depois do depoimento de uma puérpera eu fiquei mais tranquila em relação a isso, até porque se ficamos com muito medo, o nosso corpo não evolui, não temos dilatação suficiente”, disse a puérpera e participante do grupo, Ana Alice Rizzo de Lemos.

Ao final da conversa, uma dinâmica é realizada: quem quiser, pode pintar sua barriga (técnica chamada de ultrassom ecológico) com a ajuda das agentes comunitárias de saúde da unidade. Todas as gestantes também recebem o número de telefone do médico, a fim de garantir sua segurança. “A pintura é uma forma de aumentar a autoestima da mulher, delas se sentirem atendidas por completo, o que melhora bastante o sentimento em relação à gravidez. A oportunidade de pintar a barriga aproxima ainda mais a mãe do bebê que está por vir”, conta o Dr. André Alexey.

O atendimento é destinado a todas as gestantes da Área 11, que compreende as ruas Caçador, Campos Novos, Canelinha, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma e Curitibanos. Para participar é necessário apenas a presença da gestante na Unidade de Saúde dos Municípios (Rua Angelina, s/nº, Bairro dos Municípios) todas as terças-feiras, às 13h30.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS