quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/02/2019 | 09:56

Itajaí lança campanha para intensificar vacinação contra febre amarela

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta segunda-feira (4) uma campanha de intensificação da vacina contra a febre amarela. A ação foi definida devido à baixa procura pela imunização e à confirmação de um caso da doença no Paraná. O Dia D de vacinação será no sábado, 16 de fevereiro, quando as unidades de saúde abrirão das 8h às 12h para atender a população.

Nesta segunda-feira, a Vigilância Epidemiológica reuniu os coordenadores das unidades de saúde do município, enfermeiros e médicos para reforçar a campanha. “Uma dose da vacina confere imunidade para vida toda e é a única forma de prevenção da febre amarela”, destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Greyce Mayer.

Desde o ano passado Santa Catarina se tornou área com recomendação da vacina. Itajaí ampliou a cobertura para toda população em dezembro, porém até o momento somente 5.874 pessoas procuraram as unidades para se imunizar. Ao todo, o município precisa imunizar 83.701 pessoas contra a febre amarela, o que corresponde a 38,7% da população itajaiense, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Greyce, a maior preocupação é com a população da área rural, que tem maior risco de contrair a doença. Em torno de 21 mil pessoas devem ser vacinadas no interior da cidade. “Todas as unidades estão engajadas na campanha e os agentes comunitários de saúde irão passar nas casas avisando a população sobre a importância de tomar a vacina”, observa a diretora.

A campanha ocorreu durante todo mês de fevereiro e terá um Dia D de vacinação no sábado, dia 16. Nessa data as unidades de saúde estarão abertas para imunizar a população das 8h às 12h. Para receber a dose é necessário trazer a caderneta de vacinação e comparecer a unidade mais próxima de sua casa.

Quem deve se vacinar?

A vacinação contra a febre amarela é indicada para pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos, que nunca tenham tomado a vacina. A dose única é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes do deslocamento para regiões onde é recomendada a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Além da vacina, cuidados como o uso de repelente de insetos e roupas que cubram a maior parte possível de pele quando frequentar matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural também devem ser considerados.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS