quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/01/2019 | 16:23

Município de Itajaí reforça importância de se imunizar contra a febre amarela

A confirmação de um caso de febre amarela em um jovem do Paraná, que nunca se imunizou contra a doença, acendeu um alerta para Santa Catarina. Desde o ano passado todo Estado passou a ser área com recomendação da vacina, porém muita gente ainda não procurou uma unidade de saúde para se imunizar. Em Itajaí a situação é parecida: apenas 7% do público-alvo está protegido.

O município deve imunizar 83.701 pessoas contra a febre amarela, o que corresponde a 38,7% da população itajaiense, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, até esse mês, cerca de cinco mil pessoas fizeram a vacina. A ampliação da vacinação para toda a população do município ocorreu em dezembro de 2018.

“Embora Itajaí não tenha casos da doença, é possível traçar uma rota de dispersão do vírus no Paraná e prever as próximas regiões a serem atingidas pela doença. Ou seja, o próximo estado deve ser Santa Catarina, pois há um corredor ecológico por onde os mosquitos tendem a se deslocar em busca de alimento”, explica a enfermeira responsável pela Imunização, Juliana de Oliveira Gastmann.

Em função dessa situação, a Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem reforçado a importância da vacinação. “A vacina é a forma mais eficaz de se proteger e apenas uma dose garante imunidade para a vida toda”, destaca Juliana.

Para se imunizar basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e apresentar a caderneta de vacinação.

Como se proteger?

A vacina é principal forma de prevenção da febre amarela. É indicada para pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos, que nunca tenham tomado a vacina. A dose única é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes do deslocamento para regiões onde é recomendada a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Além da vacina, cuidados como o uso de repelente de insetos e roupas que cubram a maior parte de extensão possível de pele quando frequentar matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural também devem ser considerados.

Sintomas e tratamento

Os sintomas da doença aparecem de três a seis dias após o indivíduo ser infectado. Dentre eles estão febre alta imediata, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

A taxa de mortalidade da febre amarela pode chegar a 60%. A vacina é a única forma de prevenção, portanto, o tratamento é apenas para o cuidado dos sintomas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS