quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/01/2019 | 10:23

Volta às aulas: matrículas para a rede estadual de ensino vão de 4 a 7 de fevereiro

Foto: Divulgação/SED

O início do ano letivo está próximo e ainda há tempo para quem não garantiu a matrícula na educação básica. Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação (SED) abre o segundo período de matrículas nas escolas estaduais para o Ensino Fundamental, Médio, Profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). No primeiro período foram registrados 371.914 novos alunos, a expectativa é registrar mais 150 mil neste segundo momento.

Interessados devem realizar a matrícula diretamente na escola desejada munidos dos documentos: certidão de nascimento; carteira de identidade; atestado de frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar; comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); uma foto 3x4; carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental e fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

Nas escolas da Grande Florianópolis, com exceção do Instituto Estadual de Educação e EEB Jacó Anderle, deverá ser realizada a pré-matrícula online pelo site entre 4 e 7 de fevereiro. Dado este passo, é necessário entregar a documentação (acima) até 11 de fevereiro. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar os laboratórios de informática da própria escola.

Para ingresso no Ensino Fundamental Regular, a criança deverá ter completado seis anos de idade até o próximo 31 de março, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Portaria do MEC nº 1.035/2018. No Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é necessário ter 15 anos completos e 18 para o ensino médio. 

"A rede estadual desenvolve diferentes programas dentro das respectivas modalidades, com o objetivo de ter e manter as crianças e jovens na sala de aula. As escolas já estão sendo preparadas para receber aproximadamente 530 mil alunos", ressalta a diretora da Gestão da Rede Estadual, Isabela Regina Fornari Muller.

O Ensino Médio conta com as modalidades Regular e com jornada ampliada, sendo: Integral em Tempo Integral (EMITI), Inovador (EMI) e Integrado Educação Profissional (EMIEP). Com a proposta de fomentar o protagonismo juvenil, potencializando a capacidade dos estudantes para realizarem escolhas melhores fundamentadas, o EMITI é ofertado em 32 escolas da rede estadual. 

O Ensino Médio Inovador (EMI) é ofertado em 115 escolas e tem como objetivo oportunizar ao jovem a ampliação do tempo escolar com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar. As atividades envolvem dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

Educação Profissional

A rede estadual também está com matrículas abertas no Ensino Profissionalizante, tanto para quem ainda está no Ensino Médio, como para quem já concluiu. As oportunidades são por meio do Ensino Médio Integrado Educação Profissional (EMIEP) e pelos 18 Centros de Educação Profissional (Cedups).

Entre as duas modalidades são ofertados 34 diferentes cursos profissionalizantes em: administração; contabilidade; eletrotécnica; enfermagem; segurança do trabalho; agropecuária; estética; estradas; manutenção e suporte em informática; massoterapia; transações imobiliárias; vestuário; análises clínicas; edificações; informática; química; saneamento (EMIEP); mecânica; eletrônica; logística; qualidade; marketing; saúde bucal; eletromecânica; vendas; recursos humanos; fabricação Mecânica; automação industrial; meio ambiente; agente comunitário de saúde; cozinha; biotecnologia; alimentos; dança.

Escolas com EMITI 

Município

Escola

Água Doce

EEB Ruth Labarbechon

Araranguá

EEB Bernardino Sena Campos

Blumenau

EEB Dr.Max Tavares D' Amaral

Bom Retiro

EEM Valmir Omarques Nunes

Bombinhas

EEB Pref Leopoldo José Guerreiro

Bombinhas

EEB Maria Rita Flor

Canoinhas                     

EEB Almirante Barroso

Capinzal                     

EEB Mater Dolorum

Chapecó                      

EEB Coronel Ernesto Bertaso

Cordilheira alta             

EEB Cordilheira Alta

Curitibanos

EEB Casimiro de Abreu

Florianópolis                

EEB Dom Jaime de Barros Câmara

Indaial

EEB Attela  Jenichem

Ipuaçu

EEB PE Antônio Vieira

Ipumirim

EEB Benjamim Carvalho de Oliveira

Itajaí

EEB Prof Ary Mascarenhas Passos

Itajaí

EEB Nereu Ramos

Itajaí               

EEB Elfrida Cristino da Silva

Itapiranga                   

EEB São Vicente

Jaraguá do Sul

EEB Holando Marcelino Gonçalves

Jaraguá do Sul               

EEB Prof Heleodoro Borges

Joinville                    

EEB Eng Annes Gualberto

Lages

EEB Flordoardo Cabral

Lages

EEB Visconde de Cairu

Orleans

EEBToneza Cascaes

Palhoça                      

EEB Gov Ivo Silveira

Presidente Getúlio

EEB Orlando Bertoli

Rodeio

EEB Osvaldo Cruz

Santo Amaro da Imperatriz    

EEB Nereu Ramos

Timbó Grande

EEB Machado de Assis

Urussanga                     

EEB Caetano Bez Batti

Xaxim

EEB Gomes Carneiro


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS