sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/01/2019 | 12:05

Novo Capitão dos Portos de Santa Catarina visita Superintendência do Porto de Itajaí

Cumprindo uma extensa agenda em Itajaí, nesta quinta-feira, 17, militares da Marinha do Brasil com base em Florianópolis e da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, fizeram uma visita à sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

Na oportunidade, o novo Capitão dos Portos do Estado de Santa Catarina, Alexandre Lopes Vianna de Souza (Capitão de Mar e Guerra), esteve acompanhado do atual Capitão Emerson Gaio Roberto (Capitão de Mar e Guerra) e do Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves.

O comando da Marinha de Itajaí foi recepcionado pelos membros da Superintendência do Porto de Itajaí, Superintendente interino, Héder Cassiano Moritz, o Gerente de Operações Ricardo Amorim, o Gerente da Guarda Portuária, Sandro Ramos e o Assessor de Planejamento, Amarildo Madeira.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Superintendência e juntos puderam trocar informações sobre a visita do novo Capitão nomeado nos Portos de Santa Catarina tendo como objetivo as diversas ações que estão sendo colocadas em prática pela Superintendência do Porto de Itajaí.

Durante o encontro, o Superintendente interino, Héder Cassiano Moritz, fez uma apresentação do Complexo Portuário de Itajaí, destacando o bom relacionamento que tem junto à Autoridade Marítima (Marinha do Brasil) com a Autoridade Portuária de Itajaí.

Entre os pontos citados pelo superintendente interino, destaque para o atual cenário estatístico em que se encontra o Porto de Itajaí inserido no Estado de Santa Catarina  e Brasil, abordou sua história e trajetória vividas por décadas, serviços de manutenção de dragagem e aprofundamento do canal de acesso ao Complexo, conclusão da primeira etapa das obras da Bacia de Evolução, treinamentos e simulações com a Praticagem cujos testes estão acontecendo atualmente em São Paulo, e em fevereiro serão realizados em Rotterdam (Holanda), novo balizamento e sinalização aquaviária ao longo do canal de acesso do complexo portuário, dragagem de manutenção (renovado para 5 anos), ampliação de áreas de armazenagem alfandegada (RAC – Recinto Alfandegado Contíguo), ampliação do Gate 02 para o recebimento de novas linhas de armadores nos setores de importação e exportação, conclusão das obras do berço 04 previsto para ser concluído até o final de fevereiro, atuação da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí, na conquista de mais linhas de operações com Armadores, entre outras ações estruturantes que se fazem necessária e que estão previstas para este ano.

“Nós temos um respeito imenso pela atuação da Marinha do BrasiI e acima de tudo o comprometimento de atuarmos juntos, como Autoridade Portuária integrada à Autoridade Marítima, tanto local, como no Estado. Sempre primamos pela segurança de navegação e somos parceiros em diversas atividades voltadas para o complexo portuário de Itajaí. As portas da Superintendência estarão sempre abertas para atender seu efetivo seguindo nossa forma transparente, ética e aberta de trabalhar. Já temos uma proximidade muito ampla e profissional com o Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves, e desejamos sucessos ao novo Capitão que irá atuar em Santa Catarina”, comentou o Superintendente interino, Héder Cassiano Moritz.

Deixando o posto de Capitão dos Portos do Estado de Santa Catarina, o Capitão de Mar e Guerra da Marinha, Emerson Gaio Roberto, nascido em Curitiba (PR), está a 32 anos na Marinha do Brasil, e em fevereiro e irá atuar na Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.

Alexandre Lopes Vianna de Souza (Capitão de Mar e Guerra), é natural de Rio de Janeiro e atua na Marinha do Brasil a 29 anos. Foi nomeado o novo Capitão dos Portos do Estado de Santa Catarina e sua solenidade de posse de transmissão de cargo acontecerá dia 29 de janeiro na sede da Delegacia da Capitania dos Portos de Florianópolis. Recentemente deixou o posto de Chefe de Gabinete do Comandante de Operações Navais do Rio de Janeiro. Já atuou como Delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, e por muitas vezes, na condição de marinheiro embarcado, visitou Itajaí.

“Sabemos muito da importância do Porto de Itajaí, e por isso temos orgulho em saber que o porto cada vez mais alavanca a economia do comércio exterior para Santa Catarina e do Brasil. Sei das dificuldades que podem ser encontradas aqui em Itajaí e posso afirmar que daremos continuidade nas demandas que o Porto de Itajaí necessitar, pois trata-se de uma parceria que certamente irá promover o crescimento do porto e também da cidade de Itajaí”, destacou o novo Capitão dos Portos do Estado de Santa Catarina, Alexandre Lopes Vianna de Souza.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS