quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/01/2019 | 10:38

Saneadora de praia coleta quase duas toneladas de lixo desde o natal

Desde dezembro, a Secretaria de Obras de Balneário Piçarras tem utilizado a Saneadora de praia para ajudar na limpeza da orla. Até o momento já foram coletados aproximadamente 2,6 toneladas de lixo. As coletas são feitas todos os dias das 20h às 4h, abrangendo todos os quase sete quilômetros da orla.

 

Todos os dias são recolhidos cerca de 5 sacos de lixo, totalizando uma média de 100kg de lixo/dia. "A cada dia, a saneadora faz um trecho da praia. Entre os objetos com maior frequência estão bitucas de cigarro, lacres de lata, tampas de garrafa e palitos de picolé", conta o Secretário de Obras, Aires Testoni. Todo o lixo recolhido é encaminhado para a Recicle, que transporta à Brusque, onde é feita uma triagem e levado ao aterro.

 

Os lixos jogados na praia podem trazer problemas para os moradores e turistas. "Qualquer tipo de resíduo sólido jogado na praia, que não nas lixeiras, pode gerar doenças e trazer risco a saúde das pessoas. O trabalho da saneadora auxilia na diminuição dos riscos, prevenindo doenças e eliminando microrganismos, por meio do processo de revolvimento da areia", afirma Marcos Zaleski, Presidente da Fundação do Meio Ambiente.

 

A saneadora de praia é um equipamento adquirido ano passado pelo município para a limpeza da areia da orla. Balneário Piçarras é o único município da região que possui o equipamento que além de coletar lixos da praia, ajuda na eliminação de microrganismos que causam doenças como diarreias, gastroenterites, alergias na pele, parasitoses e viroses.

 

Fotos: Gustavo Cabral


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS