quinta, 18 de abril de 2024
Geral
14/01/2019 | 16:30

Seis pessoas morreram afogadas e mais de 280 foram arrastadas pelo mar desde o início da temporada de verão na área do 7 BPM, de Itajaí à Itapoá

O 7 Batalhão do Corpo de Bombeiros, que atua nas praias desde Itajaí até Itapoá, com um total de 524 guarda-vidas,  divulgou na manhã de hoje, segunda-feira, um relatório da Operação Verão 2018/2019, até a data de hoje, 14 de janeiro. 
 
Seis pessoas perderam a vida por afogamento em diversas praias atendidas por este Batalhão, e 25 pessoas que estavam se afogando foram salvas pelos guarda-vidas. Cabe ressaltar ainda que foram registrados 280 arrastamentos, que é a situação em que o guarda-vidas identifica o possível afogado e rapidamente adentra no mar para efetuar o resgate e os procedimentos necessários para a recuperação da vítima, caso tenha ocorrido a ingestão de líquido não corporal. Ou seja, todas essas são situações que, se não existisse o serviço de guarda vidas, possivelmente esse afogamento com recuperação se tornaria um afogamento seguido de óbito.
 
Fora o serviço de salvamento, os guarda vidas atuam ostensivamente na prevenção, indicando os melhores locais para um banho seguro, bem como retirando as pessoas das proximidades de locais perigosos. Somente nessa temporada, registram-se mais de 680.000 prevenções realizadas no litoral norte de Santa Catarina, das praias de Itapoá até Itajaí.
 
O Corpo de Bombeiros alerta ainda que "o afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção e essa é a melhor forma de tratamento. Portanto, quando existe o serviço de guarda-vidas na praia, obedecer às instruções e indicações dos guarda vidas é de suma importância para um banho seguro e tranquilo".
 
O comando do 7 BPM salientou ainda, citando uma frase do Coronel BM César de Assumpção Nunes, "ainda que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina cobrisse todo o litoral e os balneários do estado com guarda-vidas em tempo integral, há os fatores humanos e comportamentais do público que não podemos interferir. Com o trabalho intenso de prevenção e de aumento de percepção de risco nas pessoas, estamos, ano a ano, tentando zerar o número de mortes por afogamentos em Santa Catarina".
 
Os afogamentos seguidos de morte foram nos seguintes locais:
 
1) Praia do molhe, São Francisco do Sul, na baixa temporada, quando o posto de guarda vidas estava desativado;
2) Costão esquerdo da Prainha, São Francisco do Sul, área desguarnecida pelo serviço de guarda vidas;
3) Boca da Barra, Barra Velha, área desguarnecida pelo serviço de guarda vidas;
4) Balneário Camboriú, Itapoá, área desguarnecida pelo serviço de guarda vidas;
5) Praia de Cabeçudas, Itajaí, nas pedras em frente ao posto 03, área guarnecida pelo serviço de guarda vidas.
6) Praia Central de Navegantes, entre os postos 01 e 02, área guarnecida pelo serviço de guarda vidas.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS