terça, 16 de abril de 2024
Geral
11/01/2019 | 17:24

Continua campanha de vacinação contra febre amarela em Camboriú

A Secretaria de Saúde de Camboriú iniciou, em dezembro de 2018, a campanha de vacinação contra a febre amarela. As vacinas são ofertadas em todas as Unidades de Saúde. O público alvo é formado por moradores entre 9 meses e 59 anos. A meta do Município é imunizar 100% da população dessa faixa etária, o que corresponde a quase 60 mil habitantes.

A campanha não tem data para terminar, mas a diretora de Vigilância em Saúde do município, Josiane Farias, alerta para os riscos de contaminação principalmente nesse período de calor. “Nessa época do ano, nossa região recebe um grande número de turistas. O calor excessivo também facilita a proliferação do mosquito transmissor da doença”, declara. A orientação é que todos se imunizem o quanto antes para prevenir e evitar o contágio. É necessário levar carteira de vacinação e cartão do SUS. 
 
No ano passado a Secretaria de Saúde fez várias ações, como vacinar os moradores da área rural nas casas e, para intensificar a vacinação, uma equipe percorreu os condomínios com maior número de moradores na área urbana. Quem já tomou a vacina pelo menos uma vez, e tiver comprovado na carteira de vacinação, está imunizado. 
 
A febre amarela é transmitida por duas espécies de mosquito: Haemagogus, na área rural, e Aedes aegypti, no perímetro urbano. Os sintomas da doença incluem febre, dores musculares e de cabeça, náuseas, vômitos e fadiga. Se você ainda não tomou procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.  “A imunização é muito importante”, compartilha a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS