sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/01/2019 | 15:19

Penha: Próximo domingo, dia 13, ocorre o ritual do Mastro de São Sebastião

O tradicional rito do Mastro de São Sebastião será no próximo domingo, 13, a partir das 16h, na “Praça do Baiano”, no Bairro Armação. Devotos e foliões vão promover cantorias, homenagens aos colaboradores e aos Promesseiros, responsáveis por içar a bandeira de São Sebastião no mastro. Na praça, os participantes irão cantar e enfeitar o mastro.

“Depois deste início de ritual, os foliões e comunidade seguem em caminhada para a Capela de São João Batista, onde o mastro será enterrado no pátio da igreja”, explicou o diretor de cultura da Prefeitura de Penha, Eduardo Bajara.

O ritual do Mastro de São Sebastião ocorre há cerca de 200 anos, a cada janeiro, para homenagear São Sebastião, lembrado no dia 20 do mês. Em Santa Catarina, o ritual ocorre somente em Penha.

No domingo anterior ao dia do Santo, ocorre o enfeite do mastro. Homens, mulheres e crianças se reúnem em um local combinado para enfeitarem o mastro com folhagens e flores.

Os Promesseiros, que este ano serão os moradores Alex José Mafra e Antônia Rosa Pereira – neto e avó, (pessoas que receberam uma graça do Santo) fica responsável por servir broas de coco e consertada – bebida à base de cachaça e especiarias.

Depois, o mastro é levado em procissão à igreja, ao som de cantos, rezas e foguetório, na chamada “Puxada do Mastro". O evento é aberto a toda comunidade.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS