sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
21/12/2018 | 15:36

Casal de Itajaí atinge a meta e vai percorrer o Brasil pela conservação dos oceanos

Foram 45 dias de muita luta, visitas, parcerias e muito, mas muito otimismo.  Depois de tanto trabalho, veio à recompensa. Rafael e Diulie, do projeto Somos do Mar, de Itajaí, alcançaram a meta de R$ 100 mil e vão conseguir viajar o Brasil levando conhecimento sobre os oceanos e combatendo o lixo no mar, disseminando práticas sustentáveis, de forma lúdica e criativa, unindo arte e ciência, tudo isso, a bordo de um motorhome educativo.

Toda a ação foi feita pela internet, através de um “crowdfunding”, onde pessoas interessadas na iniciativa puderam doar o dinheiro para financiar o projeto coletivamente. A campanha encerrou ontem, dia 20. A reta final foi repleta de emoções, faltavam ainda R$ 10 mil no início da semana, gerando uma intensa mobilização dos internautas, que não queriam ver o casal perder tudo o que já havia sido arrecadado. A campanha foi “tudo ou nada”, caso não atingissem a meta a tempo, todo o dinheiro seria devolvido.

“Como retribuição, iremos entregar atividades de educação ambiental para o Brasil de forma gratuita e também realizar um dos maiores levantamentos sobre lixo do mar, será um grande trabalho socioambiental”, destaca o oceanógrafo, Rafael Langella.

Para incentivar as doações, o casal contou com alguns parceiros que disponibilizaram produtos em forma de recompensa aos doadores. A marca de moda praia Santacosta, de Itajaí, conhecida por suas camisetas com nomes de praias catarinenses, foi uma das parceiras do projeto “Somos do Mar”, a empresa embarcou no sonho e disponibilizou 100 camisetas exclusivas para o projeto.

“Com iniciativas como esta e outras ações na região, tivemos um aprendizado maior sobre a questão da quantidade de plástico em nossos mares e como solucionar este problema. A Santacosta que sempre incentivou a preservação ambiental não poderia estar fora deste projeto e auxiliando no que for preciso”, destacou um dos sócios da empresa, Christopher Stoner.  

A partir de agora começa a organização para entrega das “recompensas”, que devem chegar aos apoiadores em fevereiro. A expedição deve iniciar em abril de 2019, no Rio Grande do Sul e subir até o Amapá percorrendo todo o litoral, passando por 33 municípios.

“Com certeza este projeto não é nosso, é de todos nós. A gente agradece de coração, cada pessoa que acreditou nesse sonho e contribuiu de alguma forma, doando, divulgando e principalmente confiando que er0a possível! Foi uma grande mobilização pela conservação dos oceanos, e está só começando...”, completa a engenheira ambiental, Diulie Tavares.

 

O projeto “Somos do Mar”

Há dois anos, a Diulie, que é engenheira ambiental, e o Rafael, que é oceanógrafo decidiram criar juntos, um projeto de educação ambiental. Desde o início, a ideia era contribuir com a preservação do que os uniu: o mar. Nascia então o projeto “Somos do Mar”, que busca popularizar conhecimento sobre os oceanos e combater o lixo no mar.

Desde então, eles realizam um trabalho que une arte e ciência, transmitindo conhecimento sempre de forma lúdica e criativa. O palco passou a ser qualquer lugar próximo ao mar, que tivesse como público crianças, jovens ou adultos sensíveis às causas de conservação. Cada atividade que o projeto desenvolve foi meticulosamente elaborada, com base em experiências pessoais, conhecimento científico e criatividade, as atividades são lúdicas, mas sem perder a qualidade das informações.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS