sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/12/2018 | 08:45

Penha: Unidades de Saúde abrem agendamento para cirurgias de esterilização de cães e gatos

O programa “Bem-Estar Animal” está a todo vapor em Penha. Numa iniciativa pioneira na cidade, o projeto esteriliza cães e gatos gratuitamente em uma unidade móvel, atualmente estacionada na localidade do Mariscal, em Armação. O atendimento, no entanto, abrange moradores de todo o município.

Para se inscrever, os donos de cães e gatos devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro, e agendar a cirurgia. “É uma agenda online, então assim que é inscrito no posto de saúde, já está no nosso sistema”, explica o veterinário Michael Russi, coordenador do programa. A partir do agendamento, os pedidos entram numa fila de espera, que é atendida por ordem de inscrição.

Atualmente uma média de 20 animais são esterilizados por semana na Unidade Móvel de Esterilização. A perspectiva da equipe é aumentar o número de atendimentos por mês. “Uma das nossas dificuldades é que de cada cinco agendados, um falta à cirurgia. Essa pessoa está tomando o lugar de alguém que está na fila de espera”, lamenta Michael.

Além das castrações o Programa realiza ainda palestras com os donos para assegurar informações sobre castração, posse, maus tratos e abandono. Os agentes de saúde também dão orientações sobre saúde animal e fazem levantamento sobre a população e condições de animais domésticos em Penha.

Cada animal das famílias cadastradas que procurarem o serviço terá uma consulta prévia na unidade móvel para avaliação de saúde e, será verificado se pode receber a operação. Cães abandonados também poderão ser esterilizados desde que alguém se responsabilize em cuidar do animal no pós-operatório.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS