quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/12/2018 | 18:33

Secretaria de Saúde vai vacinar trabalhadores do setor turístico contra o sarampo

Para manter Balneário Camboriú protegida contra o sarampo, a Secretaria de Saúde vai imunizar os trabalhadores do setor hoteleiro, bares, restaurantes e quiosques. O atendimento será feito nas Unidades Básicas de Saúde ou, em alguns casos, no local de trabalho destes profissionais, mediante agendamento com o RH da empresa.

Balneário Camboriú não tem nenhum caso registrado da doença e em Santa Catarina, o último registro de sarampo ocorreu em 2013, relacionado com viagens ao continente europeu. A vacinação será de forma preventiva, já que atualmente o vírus está circulando em todos os continentes, inclusive em outros estados brasileiros.

“Queremos criar uma barreira de proteção contra o vírus, pois recebemos turistas de diversas cidades do país e do mundo. Por isso, é importante que os trabalhadores do setor turístico se vacinem. Todas as nossas unidades de saúde estão preparadas para atender esse público. A equipe da epidemiologia também irá em alguns estabelecimentos vacinar os trabalhadores, em um cronograma que começou a ser montado em parceria com o Sechobar (Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú)”, falou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

É necessário que o profissional leve a carteirinha de vacinação no RH das empresas onde trabalha, ou vá até uma Unidade Básica de Saúde mais próxima. Todo indivíduo até 29 anos deve ter registro de duas doses de vacina, após esta idade se não foi vacinado anteriormente, deve receber uma dose. Quem tem dúvida se já foi imunizado, também deverá receber a dose da vacina.

O sarampo é uma doença aguda, transmissível de pessoa a pessoa e extremamente contagiosa, atingindo indivíduos não vacinados de todas as idades. Causado por vírus e transmitido através de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, tem como principais complicações pneumonias, encefalites e cegueira. Devido à alta transmissibilidade o individuo infectado necessita de isolamento social durante um período mínimo de sete dias.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS